GERAL

min de leitura

Defesa Civil alerta para chuvas intensas em parte do estado da Paraíba

Agência Brasil (via Agência Brasil)

| Edição de 31 de maio de 2022 | Atualizado em 31 de maio de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O estado da Paraíba está em alerta laranja, que indica perigo de grandes acumulados de chuvas até quinta-feira (2). O alerta foi divulgado nesta terça-feira (31) pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio da Defesa Civil Nacional. O órgão segue monitorando a situação das fortes chuvas que atingem o litoral do Nordeste.

Imagem ilustrativa da imagem Defesa Civil alerta para chuvas intensas em parte do estado da Paraíba
Imagem ilustrativa da imagem Defesa Civil alerta para chuvas intensas em parte do estado da Paraíba

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os acumulados podem ser de até 100 milímetros por dia. Na Paraíba, o normal para esta época do ano é que o volume diário fique entre 20 e 30 mm. Com isso, o risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios em muitos municípios paraibanos é elevado. Entre as regiões que devem ser mais afetadas estão a Mata e o Agreste paraibanos, além das cidades de Borborema e João Pessoa.

De acordo com a pasta, os municípios afetados devem se cadastrar no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Na ferramenta, é possível elaborar Planos de Contingência; registrar desastres ocorridos no município/estado; solicitar o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública; solicitar recursos federais a partir da elaboração de formulários on-line; consultar e acompanhar as solicitações de reconhecimento e de repasses para ações de resposta e de recuperação, e buscar informações sobre recorrências de desastres com base em dados oficiais. A plataforma pode ser acessada neste link. https://s2id.mdr.gov.br/