Dois dias após a forte ventania que assolou a cidade de São Paulo e sua região metropolitana, mais de 800 mil consumidores ainda estão sem energia elétrica. O fenômeno, desencadeado pela chegada de um ciclone extratropical associado a uma frente fria, resultou na queda de mais de 330 árvores, muitas das quais atingiram a rede de cabos, interrompendo o fornecimento de energia.
No auge da crise, a região metropolitana de São Paulo registrou mais de 2,2 milhões de clientes sem energia. Até o final da última quinta-feira, 11 de dezembro, 1,3 milhão de consumidores ainda estavam sem luz. Atualmente, conforme informações da Enel, 802.474 clientes permanecem sem energia, sendo que na cidade de São Paulo esse número chega a 585 mil, representando 10% do total. Em Juquitiba, 7.262 clientes estão sem energia, o que corresponde a 40% do total da cidade. Já em Embu-Guaçu, que ontem estava praticamente toda às escuras, hoje 17% dos consumidores ainda estão sem energia.
Sem previsão
A Enel informou que já restabeleceu o fornecimento de energia para cerca de 1,2 milhão de clientes dos 2 milhões que foram afetados. No entanto, a empresa não forneceu uma previsão de quando os mais de 800 mil consumidores restantes terão a energia restabelecida. Segundo a concessionária, alguns casos são mais complexos e exigem a substituição de postes e transformadores, o que demanda mais tempo de trabalho.
Com informações da Agência Brasil