A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) está prestes a celebrar seus 18 anos de existência com um evento especial. Na próxima terça-feira, dia 28, a EBC, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), promoverá um debate no Auditório Pompeu de Sousa, na Faculdade de Comunicação da UnB, às 10h.
O encontro contará com a presença de figuras importantes na história da EBC, como a primeira presidenta Tereza Cruvinel, além dos ex-presidentes Ricardo Melo, Kariane Costa e Hélio Doyle. Também estarão presentes Helena Chagas, ex-ministra da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Eugênio Bucci, ex-presidente da Radiobrás e professor da USP, e Pedro Rafael Vilela, presidente do Comitê Editorial e de Programação.
Além desses, a diretora da Faculdade de Comunicação da UnB, Dione Moura, e o professor Fernando Oliveira Paulino, coordenador do Laboratório de Políticas de Comunicação e presidente da Associação Latino-Americana de Investigadores da Comunicação, também participarão do evento.
“A EBC retorna à universidade, onde o debate sobre comunicação pública no país ganhou força, para discutir não apenas nossas origens, mas também o futuro que precisamos construir, de uma empresa pública relevante para a sociedade e essencial para a democracia em nosso país”, declarou André Basbaum, atual presidente da EBC.
Histórico
A Empresa Brasil de Comunicação foi criada em 24 de outubro de 2007, por meio de um decreto presidencial. A sua fundação foi resultado de discussões realizadas no Fórum da TV Pública em 2006, com a participação do Ministério da Cultura e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
Formada pela fusão das estruturas da TVE e da Radiobrás, a EBC também herdou o legado da comunicação pública brasileira, iniciado há mais de um século com a fundação da Rádio Sociedade no Rio de Janeiro, que mais tarde se tornaria a Rádio MEC. Em 2025, a Rádio MEC completou 102 anos de existência.
Serviço
O evento é aberto ao público e à comunidade acadêmica. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected], informando nome, órgão ou faculdade, CPF e telefone.
Com informações da Agência Brasil