GERAL

min de leitura

Encontro com Escritores terá Inácio de Loyola Brandão em São Paulo

Agência Brasil (via Agência Brasil)

| Edição de 06 de outubro de 2022 | Atualizado em 06 de outubro de 2022
Imagem descritiva da notícia Encontro com Escritores terá Inácio de Loyola Brandão em São Paulo

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Theatro Municipal de São Paulo segue com a programação da série Encontros com Autores e, neste mês de outubro, o Salão Nobre do teatro recebe os escritores Ignácio de Loyola Brandão e Felipe Castilho. Será hoje (6) às 18h.

Realizado em parceria com a Câmara Brasileira do Livro como parte da celebração da 64ª edição do Prêmio Jabuti, o programa pretende diversificar as linguagens apresentadas e aproximar público e escritores contemporâneos para um debate informal sobre suas obras e os assuntos que os movem. 

Ignácio de Loyola Brandão, 86 anos, é contista, romancista e jornalista brasileiro. Membro da Academia Brasileira de Letras, ele foi homenageado, em 2021, pelo Prêmio Jabuti como Personalidade Literária.

Notícias relacionadas:

Ignácio de Loyola Brandão, 86 anos, é contista, romancista e jornalista brasileiro. Membro da Academia Brasileira de Letras, ele foi homenageado, em 2021, pelo Prêmio Jabuti como Personalidade Literária.

Em Zero, o personagem principal, José, em meio a um contexto de insegurança iminente com direitos suspensos, desenha o caos do período ditatorial numa narrativa com estrutura que questiona o silenciamento imposto.

Distopias

Apesar do tom crítico, as distopias de Ignácio de Loyola Brandão têm como marca o bom humor e, para debater com o escritor, o convidado é Felipe Castilho, autor de livros de fantasia que travam um diálogo com a cultura pop e o universo jovem. Famoso pela série O legado folclórico, que une mitologia brasileira com o mundo dos videogames, foi indicado duas vezes ao Prêmio Jabuti. 

A primeira, com a obra Savana de Pedra, em 2017, na categoria Histórias em Quadrinhos, na qual traça um paralelo entre a vida selvagem da selva africana e a violência da vida nas metrópoles durante a ocupação das escolas públicas em meados de 2016, ponderando o interesse da mídia na divulgação de ambos os eventos, e, a segunda, com a obra Serpentário, em 2020, na categoria Romance de Entretenimento.

A atividade é aberta ao público de forma gratuita, por ordem de chegada e a mediação será de Luiz Trigo, professor titular da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo e membro do conselho do Prêmio Jabuti.

Na quinzena seguinte, dia 19 de outubro, quarta-feira, Amara Moira, Monique Malcher e Eliane Potiguara falam sobre experimentação da linguagem, criação literária e ativismo, com mediação de Bel Santos-Mayer. Os encontros são gratuitos e acontecem no Salão Nobre do Theatro Municipal.

Serviço:

Encontro com Escritores - Caminhos Distópicos - Inácio de Loyola Brandão e Felipe Castilho, mediação de Luiz Trigo.

Hoje - 6 de outubro, quinta-feira, 18h.

Theatro Municipal – Salão Nobre - Capacidade 200 lugares.

Classificação livre. Entrada livre e gratuita, por ordem de chegada até atingir a capacidade.