O feriado do Dia da Consciência Negra promete movimentar as estradas do estado de São Paulo, com cerca de 3 milhões de veículos circulando até domingo (23). As rodovias estaduais que levam ao litoral e à região do Vale do Paraíba são as mais afetadas, segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP).
Durante este período, o DER-SP implementa a Operação Especial Consciência Negra, que visa assegurar a segurança e a fluidez do tráfego nas estradas.
Entre as medidas planejadas estão a inspeção e monitoramento dos trechos de maior circulação, controle e organização de acessos em pontos específicos, além da liberação do acostamento e uso de faixa reversível.
Movimentação na Capital
Na cidade de São Paulo, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) estima que 2,5 milhões de veículos estarão em trânsito durante o feriado, principalmente em direção ao litoral e ao interior.
O fluxo de passageiros também é intenso nos três principais terminais rodoviários da capital. A expectativa é que 619 mil pessoas utilizem esses terminais, com a mobilização de 712 ônibus extras para atender à demanda.
De acordo com a empresa Socicam, que administra os terminais, os destinos mais procurados incluem Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Curitiba, Florianópolis, Belo Horizonte e o litoral paulista. Para garantir a segurança, cerca de 500 policiais militares foram destacados para atuar nos terminais e nas estradas.
Com informações da Agência Brasil