O feriado de Finados, celebrado neste domingo (2), deve atrair cerca de 600 mil visitantes aos seis cemitérios do Distrito Federal, segundo informações da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF). A movimentação esperada é resultado do fluxo acumulado dos últimos três dias. Neste domingo, os cemitérios estarão abertos das 7h às 18h.
Durante este período, a Sejus-DF está promovendo uma ação de acolhimento psicossocial e fornecendo informações sobre os serviços públicos funerários. A iniciativa inclui uma cartilha com orientações à população, disponível nos cemitérios de Planaltina, Sobradinho, Brazlândia, Gama, Taguatinga e Asa Sul.
Entre as informações contidas na cartilha está o sepultamento social, um benefício destinado aos responsáveis por um ente falecido cuja renda familiar seja igual ou inferior a meio salário mínimo por pessoa. Para solicitar o serviço, é necessário comparecer ao Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) ou ao Centro de Referência Especial e Assistência Social (CREAS) da sua Região Administrativa.
As famílias que recebem o auxílio por morte têm direito a itens fornecidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal, como caixão, velório e sepultamento, incluindo transporte funerário, uso de capela, pagamento de taxas e colocação de placa de identificação.
Confira abaixo os endereços dos cemitérios:
- Campo da Esperança – 916 Sul, Plano Piloto
- São Francisco de Assis – SOFHN, Área Especial, Taguatinga Norte
- Cemitério do Gama – SOE, Quadra 3, Área Especial Cemitério, Setor Oeste
- Cemitério de Sobradinho – AR 7, Área Especial Cemitério, Sobradinho II
- Cemitério de Planaltina – SNO, Conjunto E, Área Especial Cemitério
- Cemitério de Brazlândia – SNO, Quadra 6, Área Especial Cemitério.
Para mais informações sobre os serviços cemiteriais, os interessados podem entrar em contato com a Subsecretaria de Assuntos Funerários (Suaf) pelos telefones: (61) 2244-1124 ou (61) 98314-0615.
Com informações da Agência Brasil