As inscrições para a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) começam nesta quarta-feira, às 10h, e se estendem até as 23h59 do dia 20 de julho, seguindo o horário oficial de Brasília.
O período para solicitar a isenção da taxa de inscrição também se inicia hoje e vai até 8 de julho.
Como se inscrever
Os interessados devem se inscrever exclusivamente pelo site da Fundação Getulio Vargas (FGV), que é a banca responsável pela organização do concurso.
Durante a inscrição, os candidatos devem:
- Optar por apenas um dos nove blocos temáticos;
- Escolher entre os diferentes cargos e especialidades disponíveis dentro do mesmo bloco temático;
- Indicar a ordem de preferência para ocupação dos cargos, conforme foi no CNU 2024;
- Selecionar a cidade onde desejam realizar as provas.
Os candidatos podem escolher todos os cargos e suas respectivas especialidades oferecidas em um único bloco temático.
Como parte do processo de inscrição, é necessário preencher um questionário socioeconômico. Contudo, o edital único do CNU 2025 esclarece que essas informações não serão utilizadas como critério de classificação ou eliminação no concurso.
Taxa de inscrição
A taxa de inscrição é de R$ 70, válida para todos os 3.652 cargos de nível superior e médio.
A Guia de Recolhimento da União (GRU) deve ser paga até 21 de julho, podendo ser feita via Pix, utilizando o QR Code disponível no documento.
Também é possível realizar o pagamento online pela plataforma PagTesouro, gerida pela Secretaria do Tesouro Nacional, com opções de pagamento via Pix, boleto bancário, cartão de crédito ou saldo em carteira digital.
Outra alternativa é o pagamento presencial em qualquer agência bancária, casa lotérica e unidades dos Correios.
Os candidatos devem estar atentos ao horário de funcionamento das agências e dos correspondentes bancários, bem como às regras dos aplicativos e internet banking da instituição.
Em caso de feriado ou qualquer evento que resulte no fechamento das agências bancárias, o candidato deve antecipar o pagamento ou realizá-lo por outro meio válido dentro do prazo.
A inscrição só será confirmada após a validação do pagamento até a data de vencimento.
Isenção da taxa
A isenção total da taxa de inscrição pode ser solicitada entre 2 e 8 de julho na página do concurso, por pessoas que se enquadrem nos seguintes perfis:
- Inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico);
- Doador de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde;
- Ser ou ter sido bolsista do Programa Universidade para Todos (Prouni) do Ministério da Educação (MEC);
- Comprovar ser ou ter sido financiado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do MEC.
Para comprovar a condição de doador de medula óssea, o candidato deve enviar, via upload no sistema de inscrição, seu documento de identidade com foto e o comprovante da doação, contendo data da coleta de células de medula óssea, data de emissão do documento, assinatura da pessoa responsável pelo órgão emissor e o nome legível e completo do assinante.
A Fundação Getulio Vargas informa que, para a correta análise da solicitação de isenção da taxa de inscrição, consultará os órgãos federais responsáveis pelo CadÚnico, Prouni, Fies ou o órgão gestor do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), conforme o caso de cada pedido.
Inscrição única
As provas de todos os nove blocos temáticos serão realizadas em 228 cidades, nos mesmos dias e horários:
- Primeira etapa: prova objetiva, em 5 de outubro de 2025, das 13h às 16h30;
- Segunda etapa: prova discursiva, em 7 de dezembro de 2025, das 13h às 15h, para os aprovados na primeira etapa.
Por isso, não é permitida mais de uma inscrição no CNU 2025.
Se a Fundação Getulio Vargas identificar mais de uma inscrição efetivada (por meio de pagamento ou isenção da taxa) por um mesmo candidato, apenas a inscrição feita por último será considerada válida e homologada, conforme identificado pelo sistema de inscrições online pela data e hora de envio do requerimento via internet.
Consequentemente, as demais inscrições serão automaticamente canceladas, não cabendo reclamações nem mesmo quanto à restituição do valor pago pela taxa de inscrição.
Após o pagamento da taxa de inscrição de R$ 70, se o candidato se inscrever novamente, não precisará efetuar novo pagamento. O valor será transferido para a inscrição mais atualizada no chamado Enem dos Concursos.
Inclusão [ou Reserva de vagas]
O concurso unificado apresentará as seguintes modalidades de concorrência de vagas: ampla concorrência; pessoas com deficiência (PCD); pessoas negras; indígenas e quilombolas.
As vagas ofertadas serão reservadas da seguinte forma:
- 65% para ampla concorrência;
- 25% para pessoas negras;
- 5% para pessoas com deficiência (PCD);
- 3% para indígenas;
- 2% para quilombolas.
Para concorrer às vagas reservadas, o candidato deverá, no ato da solicitação de inscrição, optar por disputar as reservadas às pessoas negras, indígenas e quilombolas.
Vale lembrar que essas pessoas serão convocadas, posteriormente, conforme cronograma descrito no edital, para passar por procedimentos complementares que comprovem a autodeclaração: pessoas com deficiência (PCD); pessoas negras; indígenas e quilombolas.
A autodeclaração é facultativa. Caso não opte pela reserva de vagas, o candidato será submetido às regras gerais do certame e disputará as vagas da ampla concorrência.
Outra novidade é que haverá equiparação entre gêneros dos candidatos, quando houver chamada para a segunda fase do processo seletivo.
Com isso, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou na segunda-feira (30) que será chamado para a prova discursiva o mesmo número de homens e de mulheres. A regra funciona tanto para ampla concorrência quanto para as vagas destinadas às cotas.
Blocos temáticos
O CNU 2 terá nove blocos temáticos, sendo dois deles para cargos de nível médio. Confira:
- Seguridade social: saúde, assistência social e previdência: 789 vagas;
- Cultura e educação: 130 vagas;
- Ciências, dados e tecnologia: 212 vagas;
- Engenharias e arquitetura: 306 vagas;
- Administração: 1.171 vagas;
- Desenvolvimento socioeconômico: 286 vagas;
- Justiça e defesa: 250 vagas;
- Intermediário – saúde: 168 vagas;
- Intermediário – regulação: 340 vagas.
CNU 2025
Ao todo, o CNU 2025 vai selecionar 3.652 candidatos para 32 órgãos da administração pública federal.
São 3.144 vagas de nível superior, incluindo 1.172 para preenchimento a curto prazo e 508 de nível intermediário.
As provas serão aplicadas em 228 municípios, distribuídos em todas as 27 unidades federativas, com questões objetivas de conhecimentos gerais e específicos e dissertativas, por área de atuação, nos nove blocos temáticos do certame.
Do total das 3.652 vagas, 135 são para a Região Norte, 165 para o Nordeste, 814 para o Sudeste, 54 para o Sul e 4 para o Centro-Oeste (exceto o Distrito Federal, que concentra 2.089 vagas por abrigar a maior parte dos órgãos federais).
Outras 391 vagas serão para diferentes regiões, de acordo com o interesse da administração pública federal.
Mais informações sobre o Concurso Público Nacional Unificado 2 podem ser obtidas pelo telefone da FGV (0800 591 0452) e pelo e-mail [email protected].
Com informações da Agência Brasil