O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou sua tristeza e consternação ao receber a notícia da queda de um avião de pequeno porte em Aquidauana, Mato Grosso do Sul, a cerca de 150 quilômetros de Campo Grande. O acidente ocorreu no início da noite de terça-feira (23).
Em uma nota de pesar, Lula lamentou a perda do piloto Marcelo Pereira de Barros, dos documentaristas Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz e Rubens Crispim Jr, além do arquiteto chinês Kongjian Yu.
“Em tempos de mudança climática, Kongjian Yu se tornou uma referência mundial com as cidades-esponja, que unem qualidade de vida e proteção ambiental: algo que queremos – e precisamos – para o futuro”, escreveu o presidente.
“A todos os amigos, familiares e colegas de trabalho das vítimas, deixo meus mais profundos sentimentos”, concluiu Lula.
Entenda
Quatro pessoas perderam a vida na queda de um avião de pequeno porte em Aquidauana, no Pantanal sul-mato-grossense.
Entre as vítimas estava Kongjian Yu, de 62 anos, reconhecido como um dos arquitetos e urbanistas mais influentes da atualidade e criador do conceito das cidades-esponja, que utiliza a natureza para tornar as áreas urbanas mais resilientes às condições climáticas adversas.
O avião pertencia ao piloto Marcelo Pereira de Barros, de 59 anos, que também faleceu no acidente. As outras vítimas do Cessna Aircraft 175, prefixo PT-BAN, foram o cineasta Luiz Ferraz, de 42 anos, e o diretor de fotografia Rubens Crispim Jr, de 51 anos.
Investigadores do 4º Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos estiveram no local do acidente para coletar materiais e informações que possam ajudar a esclarecer as causas da tragédia.
?
Com informações da Agência Brasil