GERAL

min de leitura

Marinha resgata sete tripulantes de embarcação que estava à deriva

Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil (via Agência Brasil)

| Edição de 20 de setembro de 2023 | Atualizado em 20 de setembro de 2023

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Marinha do Brasil concluiu nesta quarta-feira (20), na costa do Maranhão, o resgate de sete tripulantes de uma embarcação pesqueira que saiu de Camocim, no Ceará, e ficou 6 dias à deriva, após apresentar falha mecânica. 

As buscas tiveram início no final da tarde de segunda-feira (18), depois de um alerta recebido pelo Serviço de Busca e Salvamento da Marinha Norte (Salvamar), em Belém. Após a operação, os tripulantes do barco, encontrado a cerca de 226 quilo^metros de São Luís, desembarcaram na capital maranhense.

Notícias relacionadas:

“Os tripulantes tinham mantimentos e a´gua a bordo, o que os manteve em boas condic¸o~es de sau´de”, informou a Marinha.

O barco saiu do município de Camocim, no dia 4 de setembro, mas perdeu o leme após falha mecânica após alguns dias de navegação.

No resgate, o Salvamar empregou um helicóptero Super Cougar do 1º Esquadra~o de Helico´pteros de Emprego Geral do Norte (EsqdHU-41), subordinado ao Comando do 4º Distrito Naval. O resgate teve ainda apoio da Capitania dos Portos do Maranha~o, do Corpo de Bombeiros do Maranha~o e do Destacamento de Controle do Espac¸o Ae´reo de Sa~o Lui´s.

“Esta´vamos na esperanc¸a de que o resgate viria por meio de alguma embarcac¸a~o que passaria pelo local, quando avistamos a aeronave da Marinha. Foi motivo de ali´vio e alegria”, disse o pescador Jose´ Augusto do Nascimento, de 52 anos de idade, o primeiro tripulante a ser ic¸ado da embarcac¸a~o ate´ o helico´ptero.

A Marinha informou que os pescadores voltarão para o município de Camocim. Uma embarcação foi enviada para o local para realizar o reboque do barco que estava à deriva e também levar para Camocim.