Rafael Anjos Martins, de 25 anos, faleceu nesta quinta-feira (23) após passar quase dois meses em coma devido à intoxicação por metanol. O jovem consumiu gin adulterado, contaminado com a substância, adquirido em uma adega na zona sul de São Paulo.
Com essa morte, o número de vítimas fatais por bebidas falsificadas com metanol no estado de São Paulo chega a oito. Conforme informações da Secretaria de Segurança Pública, o esquema criminoso envolvia uma distribuidora em São Bernardo do Campo, que adulterava bebidas de marcas conhecidas com álcool combustível. Este combustível, por sua vez, foi adquirido adulterado em uma rede de postos no ABC paulista, contendo metanol.
Crime Organizado
O esquema pode estar vinculado a uma rede de falsificações associada ao crime organizado. A Polícia Civil continua investigando denúncias semelhantes, com a maioria dos casos ocorrendo em São Bernardo do Campo e São Paulo, mas também há registros na região metropolitana, incluindo óbitos.
O Hospital São Luiz Osasco, onde Rafael estava internado, emitiu uma nota lamentando o falecimento do paciente e expressando solidariedade aos familiares e amigos.
Com informações da Agência Brasil