GERAL

min de leitura - #

Nova Ram 3500 aposta no luxo

Da Redação

| Edição de 26 de março de 2022 | Atualizado em 25 de março de 2022
Imagem descritiva da notícia Nova Ram 3500 aposta no luxo

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Menos de um ano depois do lançamendo da 1500 Rebel, está chegando ao mercado a Nova Ram 3500. O modelo topo de marca é o primeiro a ser lançado em duas versões bem destacadas, a Laramie – que inclui ainda a opção Night Edition – e a Limited Longhorn, configuração inédita no país que carrega o máximo de sofisticação dentro da marca.

Entre as atualizações, o motor chega ainda mais forte. Com seis cilindros são 377 cv a 2.800 rpm, a maior potência entre todas as picapes a diesel no Brasil. Além de todo esse poderio, o propulsor é tecnicamente muito avançado. Entre vários destaques, o bloco é feito de ferro fundido vermicular, material que proporciona maior resistência estrutural, menores níveis de ruído, vibração e aspereza (NVH na sigla inglesa) e ajuda a reduzir o peso geral do conjunto. De última geração, a turbina é de geometria variável (VGT).

Quanto ao sistema de transmissão, o câmbio é automático de seis marchas. Um de seus pontos altos é o solenóide de força variável (VFS) do conversor de torque, que tem a função de suavizar as trocas na passagem de R (ré) ou D (Drive) para a posição P (Park). Por meio de comandos eletrônicos no painel, o condutor escolhe entre os três modos de tração, 4x2, 4x4 ou 4x4 reduzida, e o diferencial traseiro é antideslizante.

A Nova Ram 3500 tem números impressionantes quando se fala em carga e reboque, sendo capaz de transportar uma carga de até 1.752 kg e rebocar até 9.021 kg. 

O nível de recursos tecnológicos de série da Ram 3500 Limited Longhorn é mais um ponto alto. A começar pela dianteira, com os faróis Full LED Matrix direcionais, exclusivos no segmento de picapes. Essa tecnologia aumenta a visibilidade noturna em curvas, com o projetor seguindo a posição do volante, virando em até 15° o farol do lado da curva e em até 5° o do lado oposto.

Há ainda muitos outros itens de destaque como: espelho retrovisor digital, amplo pacote de assistências à condução (ADAS), com controle de cruzeiro adaptativo com parada, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma e assistente de permanência em faixa .

Todas as versões da Nova Ram 3500 contam com câmera 360°, que facilita as manobras com a picape full size de mais de 6 metros de comprimento, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, além da exclusiva câmera de caçamba, útil para monitorar cargas ou facilitar o acoplamento no trailer. Outro destaque desde a versão Laramie é a central multimídia Uconnect com tela de 12 polegadas (a maior da categoria) e conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay para dois smartphones e cancelamento ativo de ruídos externos.

Há aquecimento e ventilação dos assentos dianteiros (os laterais de trás também são aquecidos a partir da Laramie Night Edition) e aquecimento no volante. Os ajustes dos pedais possuem ajustes elétricos, algo incomum no mercado e bancos dianteiros, ajustes elétricos de 10 posições, e duas memórias para o motorista.