A operação policial denominada "Operação Contenção", conduzida pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, teve impactos significativos no Campeonato Carioca de futebol masculino. A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro comunicou, na tarde desta terça-feira (28), que as partidas da 9ª rodada da Série B1 foram adiadas.
"Em virtude das operações policiais em curso no Rio de Janeiro, e com o intuito de evitar riscos e diminuir a movimentação pela cidade e estado, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro optou por cancelar a 9ª rodada da Série B1 do Campeonato Carioca, que estava programada para esta quarta-feira, dia 29 de outubro. Os jogos foram remarcados para o próximo dia 5 de novembro", informou a nota oficial da entidade.
O Rio de Janeiro está vivenciando a maior e mais letal operação policial contra facções criminosas dos últimos 15 anos, conforme dados do Governo do Estado. A operação mobilizou cerca de 2,5 mil policiais civis e militares, focando suas ações nos complexos do Alemão e da Penha, com o objetivo de capturar líderes criminosos e conter a expansão territorial do Comando Vermelho.
Até o momento, a Operação Contenção resultou em pelo menos 64 mortes, superando o número de óbitos da operação no Jacarezinho, em 2021, que deixou 28 mortos e foi considerada uma chacina.
Devido à operação, importantes vias expressas da cidade foram fechadas, o serviço de ônibus foi interrompido em algumas linhas, e o comércio em diversas áreas foi fechado por conta do temor de tiroteios.
Com informações da Agência Brasil