A Operação Verão do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro (CBMERJ) começou nesta sexta-feira (19) com uma novidade: a introdução de postos de salvamento móveis ao longo da orla fluminense. Esses postos foram estrategicamente posicionados para otimizar a segurança dos banhistas.
Os guarda-vidas, que integram os grupamentos marítimos e as unidades de salvamento, estarão presentes em todas as praias, realizando um trabalho contínuo de monitoramento das condições do mar. Além disso, eles orientam os banhistas, sinalizam áreas de risco e estão preparados para intervenções rápidas quando necessário.
A operação também conta com o suporte de drones equipados com câmeras de alta resolução e sensores térmicos, além de modernos equipamentos de mergulho e resgate. As unidades de salvamento marítimo passaram por revitalização para melhorar ainda mais o serviço prestado.
De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Tarciso Salles, os postos móveis são um avanço significativo. "Essas estruturas ampliam nossa capacidade operacional, oferecendo mobilidade e flexibilidade para nos adaptarmos às variações de público e condições ambientais", destacou o coronel.
“Permitem uma resposta mais rápida e dinâmica, acompanhando o fluxo de banhistas e as mudanças nas condições do mar, fortalecendo ainda mais a atuação preventiva da corporação”, acrescentou o coronel Tarciso Salles.
O CBMERJ também planeja entregar à população as novas instalações do 2º Grupamento Marítimo, na Barra da Tijuca, que foi revitalizado para proporcionar melhores condições de trabalho aos guarda-vidas, aumentando a eficiência no atendimento aos banhistas.
Com informações da Agência Brasil