O Espírito Santo deu um passo significativo na comunicação pública com a reativação das transmissões da antiga Rádio Universitária FM, agora operando na frequência 87.1 MHz sob o novo nome: UFES FM.
Essa iniciativa surge de uma parceria entre a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que possibilitou a instalação de um moderno sistema de transmissão FM. Com uma potência de 5.000 watts, a rádio agora cobre a capital e municípios vizinhos, alcançando cerca de 1,4 milhão de pessoas nas cidades de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Viana e Serra.
Com a inauguração, a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) se expande ainda mais.
“A comunicação pública é essa dimensão que se conecta com as pessoas em seu papel de cidadãs, fortalecendo a democracia, a participação, a diversidade e o pertencimento a este nosso país maravilhoso que é o Brasil. Dessa forma, atuamos também pela nossa soberania e no combate à desinformação, ao oferecer jornalismo e conteúdos de qualidade com a cara de todos os cantos do Brasil”, afirmou Lídia Neves, gerente executiva de Integração de Conteúdos e Redes, representando a EBC no evento.
“A UFES FM na rede reafirma a presença da comunicação pública nas ondas do rádio em todas as capitais e regiões metropolitanas do Sudeste”, resumiu.
Atualmente, a Rede Nacional de Comunicação Pública da EBC conta com 165 emissoras de rádio e 167 de TV.
Rádio Universitária FM 87.1 em Vitória
Fundada em 1989, a Rádio Universitária teve suas operações interrompidas em março de 2024, retornando ao ar em 26 de agosto com um sistema de transmissão renovado, instalado pela EBC, agora sob o nome UFES FM e em um novo dial.
O investimento de R$ 780 mil na aquisição e instalação do novo sistema tem como objetivo ampliar o acesso da população a conteúdos de qualidade, focando em cultura, educação, cidadania e informação.
Com o novo nome, a programação da Rádio UFES FM combina conteúdos locais produzidos pela Universidade com programas selecionados da Rádio Nacional, oferecendo uma grade plural e alinhada com os interesses da população capixaba.
Com informações da Agência Brasil