Dados do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) mostram que as ruas centrais e trechos urbanos de rodovias são os pontos onde ocorreram o maior número de acidentes neste ano em Apucarana. De janeiro a julho foram 544 ocorrências do tipo e, no topo da lista, estão as avenidas Curitiba, Governador Roberto da Silveira e Minas Gerais, conhecidas pelo tráfego intenso e pelo comércio. Juntos os trechos concentram 90 ocorrências, 16,5% do total (veja o infográfico).
O ranking do Detran mostra ainda que os cruzamentos com maior índice de acidentes neste ano são a Travessa Vitória com a Travessa Palmeiras, Rua Osório Ribas de Paula com a Rua Italo Ado Fontanini e a Rua Desembargador Clotário Portugal com a Rua Coronel Luiz José dos Santos.
Para o secretário municipal de Segurança, Transporte, Trânsito, Mobilidade Urbana e Defesa Civil (Segtran), Vilson Laurentino da Silva, o alto número de acidentes nessas vias se deve diretamente ao intenso fluxo de veículos e pessoas.
“São justamente as ruas mais movimentadas da cidade. Avenida Minas Gerais e Governador Roberto da Silveira são consideradas vias arteriais de grande movimentação de entrada e saída da cidade e a Avenida Curitiba é uma via coletora com muito fluxo de veículos e pessoas”, salienta.
Neste ano, os acidentes envolveram 1.125 veículos - a maioria carros e motos – e 1.121 pessoas, sendo que 838 saíram ilesas e 177 ficaram feridas. No comparativo com o ano passado houve aumento de 5% no número total de acidentes.
OUTRAS RUAS
Outras vias de Apucarana também registraram acidentes neste ano. Entre os locais está a Avenida Central do Paraná onde um motociclista de 35 anos caiu de moto e ficou ferido, na manhã de ontem. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Anteontem, dois motociclistas ficaram feridos após colidirem no cruzamento das ruas Wenceslau Braz e Valdomiro Serediuk, no Jardim Trabalhista. Um motociclista de 24 anos foi levado para o Hospital da Providência e o outro motociclista, de 51 anos, para a UPA.
No mesmo dia, outro motociclista de 67 anos foi para na UPA após colisão com um Fiat Uno, na Rua Pedro Hidalgo Martin, no Residencial Interlagos. E outro acidente na Rua Padre Severino Cerutti, na região da Vila São José, deixou uma motorista de 72 anos ferida após bater o carro contra um poste. A idosa teria passado mal e perdido o controle da direção do veículo. Ela foi socorrida pelos bombeiros e encaminhada ao Hospital da Providência.