Um incêndio de grandes proporções atingiu a empresa Frios Jandaia, no Distrito de São José, às margens da BR-369, em Jandaia do Sul. O fogo atingiu as instalações durante a madrugada de ontem.
O fogo teve início em um pequeno foco, mas se espalhou rapidamente, provocando danos significativos. Equipes da Brigada Comunitária (Defesa Civil) trabalharam durante toda a madrugada para controlar as chamas.
Segundo a direção da empresa, 90% do setor de produção foi destruído e a fábrica terá que fechar temporariamente para reconstrução. A causa do incêndio ainda não foi identificada e os prejuízos financeiros permanecem sem estimativa.
A empresa está no mesmo local há 25 anos e produz cerca de 10 toneladas de alimentos por semana. Segundo Antônio Gregório dos Santos, que é um dos sócios da empresa, a fábrica emprega 20 funcionários em um barracão de 1.000 metros quadrados. Ele afirma que, inicialmente, os trabalhadores entrarão em férias coletivas.
A Frios Jandaia é uma das principais indústrias alimentícias do Vale do Ivaí, fornecendo produtos para municípios da região, incluindo Apucarana, e para outras localidades. A empresa é especializada em embutidos suínos, sendo responsável pelo processamento de cerca de 90 animais por semana.
Segundo Santos, o impacto da tragédia ainda não foi calculado. “Não é nada bom, mas não podemos perder a fé. Vamos ter que começar tudo do zero”, comenta.
Também sócia da empresa, Vanessa Maria Koteski Malagi, afirmou que o incêndio pegou todos de surpresa. “É um sentimento de décadas de trabalho perdidos em uma noite.”