GERAL

min de leitura

PF apreende celulares para coibir violência infantojuvenil na internet

(via Agência Brasil)

| Edição de 09 de junho de 2026 | Atualizado em 09 de junho de 2026

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Em uma operação realizada pela Polícia Federal em Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, dois celulares foram apreendidos. O objetivo da ação era identificar os responsáveis por crimes de armazenamento e compartilhamento de arquivos contendo cenas de violência sexual contra crianças e adolescentes na internet. Os dispositivos serão submetidos à perícia técnica criminal para análise.

Mandado de Busca e Apreensão

Durante a operação, que ocorreu na segunda-feira (8) no bairro do Fonseca, os agentes da Delegacia de Polícia Federal em Niterói cumpriram um mandado de busca e apreensão expedido pela 2ª Vara Federal Criminal de Niterói.

O investigado poderá responder pelos crimes de armazenamento e compartilhamento de mídias contendo cenas de abuso sexual infantil, além de outros delitos que possam ser identificados no decorrer das investigações.

Terminologia e Gravidade dos Crimes

Embora o termo "pornografia" ainda seja utilizado no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a comunidade internacional prefere as expressões "abuso sexual de crianças e adolescentes" ou "violência sexual de crianças e adolescentes", por refletirem com maior precisão a gravidade desses crimes.

Orientação aos Pais e Responsáveis

A Polícia Federal orienta pais e responsáveis a monitorarem o uso da internet por crianças e adolescentes como forma de reduzir riscos e proteger possíveis vítimas. O diálogo aberto sobre segurança no ambiente digital e a orientação para que os jovens comuniquem situações suspeitas são medidas importantes de proteção.

?

Com informações da Agência Brasil