GERAL

min de leitura

PF destrói 130 mil pés de maconha em terra indígena no Pará

Agência Brasil (via Agência Brasil)

| Edição de 08 de novembro de 2022 | Atualizado em 08 de novembro de 2022
Imagem descritiva da notícia PF destrói 130 mil pés de maconha em terra indígena no Pará

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Cerca de 130 mil pés de maconha foram destruídos pela Polícia Federal (PF) durante a Operação

Phaseoli

, entre os dias 2 a 6 deste mês, no Pará. A plantação da erva estava espalhada pela Terra Indígena do Alto Rio Guamá e por terras da União e particulares, na região do município de Nova Esperança do Piriá, nordeste do estado.

As ações contaram com o apoio da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e Corpo de Bombeiros do Pará. Os policiais federais atuaram em 15 pontos de difícil acesso numa área habitada por índios Tembés. Foi necessário o apoio de dois helicópteros: um do Batalhão de Aviação Operacional (Bavop) da PMDF; e outro do Comando de Aviação (CAV), da própria PF.

Notícias relacionadas:

“As mudas de

cannabis sativa

que foram cortadas e queimadas equivalem a cerca de 40 toneladas de maconha, de acordo com a perícia da PF, que participou da operação. Uma amostra foi colhida pelos peritos para realização de um laudo”, informou a PF. As plantações foram localizadas com a ajuda de imagens de satélite.

Ainda segundo a PF, nenhuma prisão foi realizada, porque os responsáveis pelas plantações fugiram pela floresta antes de a aeronave aterrissar. No entanto, foi aberto inquérito para identificar os criminosos para que respondam na Justiça pelo crime de tráfico de drogas.