Na manhã desta terça-feira (30), a Polícia Federal (PF) deu início à 2ª fase da Operação Anafóra, que visa investigar a lavagem de dinheiro proveniente de recursos públicos desviados da área da saúde no Rio de Janeiro.
Os agentes federais estão cumprindo 14 mandados de busca e apreensão em locais associados aos suspeitos. Desses, dez foram autorizados pela 6ª Vara Federal Criminal e pela Justiça Federal da 2ª Região (TRF2).
A primeira fase da operação, realizada em 2022, investigou um possível favorecimento em contratos de saúde com uma cooperativa de trabalho no município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, totalizando R$ 563,55 milhões em pouco mais de dois anos.
Investigação e Acusações
Durante as investigações, foi constatado que os envolvidos "mantêm bens em nome de terceiros, realizam despesas incompatíveis com suas condições financeiras e participam de negociações imobiliárias suspeitas".
De acordo com a PF, os investigados poderão ser responsabilizados, conforme suas participações, por crimes de organização criminosa, fraude à licitação e lavagem de dinheiro, além de outros delitos que possam ser descobertos ao longo das investigações.
?
Com informações da Agência Brasil