Uma operação conjunta entre o 41° batalhão da Polícia Militar de Irajá e fiscais da Anatel culminou na apreensão inédita de um equipamento de interceptação de drones na comunidade de Acari, no Rio de Janeiro, nesta terça-feira (17). A ação, coordenada pelo setor de inteligência do batalhão, focou na detecção e apreensão de dispositivos que bloqueiam sinais de forma ilegal.
O equipamento foi encontrado em funcionamento no sótão de uma casa, equipado com uma antena. Este dispositivo possui tecnologia avançada capaz de interferir, neutralizar e até derrubar drones.
Uso em Cenários de Conflito
Especialistas apontam que o equipamento, geralmente utilizado em cenários de guerra, impedia o uso de drones em Acari, abrangendo um raio de sete quilômetros, o que inclui as margens de vias importantes da região, como a Avenida Brasil, que conecta a zona portuária aos principais bairros das zonas norte e oeste.
Durante a operação, cinco suspeitos foram detidos e foram apreendidos um fuzil, um carregador, uma granada, cinco rádios transmissores e outra granada na área conhecida como Fim do Mundo.
O equipamento de interceptação de drones foi encaminhado à superintendência da Polícia Federal.
Com informações da Agência Brasil