GERAL

min de leitura

Prefeitura quer implantar linha de VLT na zona sul do Rio em 2025

Ana Cristina Campos – Repórter da Agência Brasil (via Agência Brasil)

| Edição de 07 de julho de 2022 | Atualizado em 07 de julho de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A prefeitura do Rio de Janeiro pretende implantar a linha Botafogo-Gávea do veículo leve sobre trilhos (VLT), na zona sul da cidade, no primeiro semestre de 2025.

O edital de licitação deve ser lançado ainda neste semestre. O projeto prevê 12 quilômetros de extensão com 13 paradas e investimentos de R$ 1,3 bilhão por meio de parceria público-privada (PPP).

O prefeito Eduardo Paes também anunciou hoje (7) que pretende substituir os corredores do sistema BRT (os ônibus de trânsito rápido) da Transoeste e da Transcarioca por VLTs. “O projeto de VLTzação” do sistema BRT é de longo prazo, é um plano de 15 anos”, disse Paes.

Segundo o prefeito, haverá reaproveitamento dos corredores, uso de estações e infraestrutura dos BRTs e manutenção do traçado para reduzir custos e prazos de implementação dos VLTs. O projeto prevê 251 quilômetros de extensão com expectativa de atender 500 mil passageiros diariamente.

“Nada do que já foi feito se perde. Ao contrário, facilita a nossa vida para dizer que este plano é viável, porque, na prática, a infraestrutura está pronta”, afirmou Paes. “O VLT é um caso de sucesso. Temos tido uma boa experiência com o VLT.”