GERAL

min de leitura - #

Presidente da OAB defende alinhamento entre poderes

Da Redação

| Edição de 25 de novembro de 2022 | Atualizado em 25 de novembro de 2022
Imagem descritiva da notícia Presidente da OAB defende alinhamento entre poderes

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Ao abrir a última sessão do ano do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) nesta sexta-feira, o presidente da entidade, Beto Simonetti, pregou um “armistício social”, defendendo o “debate salutar e respeitoso” de ideias, o alinhamento entre os Poderes e um “basta no acirramento que tem elevado a temperatura nas ruas e entre as instituições”. “Os brasileiros já não aguentam mais o nível de estresse com o qual vivemos permanentemente. Chega de discursos e narrativas distorcidas. Definitivamente o que o Brasil precisa é de paz”, frisou.

O presidente da entidade também defendeu a “pacificação” do País por meio do “fortalecimento da segurança jurídica” e do “respeito às instituições e ao resultado das urnas”. Citando a Copa do Mundo, Simonetti afirmou: “No jogo democrático, as regras são claras: quem ganhou assume o mandato e governa. Quem perdeu entrega o cargo e se prepara para a próxima disputa”.

Simonetti aproveitou a ocasião também para fazer um primeiro pronunciamento sobre o pedido de seccionais para analisar a “legalidade” da decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, que bloqueou contas de supostos financiadores de atos antidemocráticos. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil disse que a entidade “não interfere em processos dos quais não figura como parte, nem tampouco é defensora dos clientes dos advogados”.

“A OAB só existe se atender aos anseios da advocacia e cumprir o seu papel enquanto instituição na sociedade. À Ordem incumbe a defesa do Estado Democrático de Direito. Por isso, defendemos as prerrogativas da advocacia e, de igual modo, a independência judicial, o respeito à soberania popular”, indicou. (ESTADÃO CONTEÚDO)