GERAL

min de leitura

Professor José Kobori é o entrevistado desta terça no DR com Demori

(via Agência Brasil)

| Edição de 02 de dezembro de 2025 | Atualizado em 02 de dezembro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O empresário e professor José Kobori será o destaque do programa DR com Demori nesta terça-feira (2). Ele compartilha suas experiências durante o tempo em que esteve preso pela Operação Lava Jato e oferece uma análise das economias do Brasil e da China. O programa será transmitido às 23h pela TV Brasil.

Em 2018, Kobori foi detido em um desdobramento da Operação Lava Jato, que investigava fraudes e desvios de verbas no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em Cuiabá, permanecendo preso por 80 dias. Ele afirma que sua prisão foi baseada em uma delação premiada falsa, que não se confirmou. Posteriormente, foi liberado pelo Supremo Tribunal Federal.

Durante o programa, o economista descreve o impacto transformador desse episódio em sua vida.

“Quando saí, senti uma liberdade imensa, mas logo depois mergulhei em uma depressão profunda, pois a vida que eu conhecia havia acabado”, revela.

Em meio à crise, Kobori encontrou na internet uma maneira de se reinventar. “A única saída foi criar meu canal no YouTube. Tudo aconteceu naturalmente, sem a intenção de me tornar grande. Gravei vídeos como uma forma de terapia”, relembra.

Hoje, o professor conta com milhares de seguidores nas redes sociais, onde compartilha conteúdos sobre finanças e economia. Um de seus focos é a China, que ele vê como um modelo de negócios que diverge do neoliberalismo. “A China fez o oposto: aumentou os gastos públicos quando era necessário e não estabeleceu metas fiscais rígidas, percebendo que a austeridade fiscal serve para impedir o crescimento de outras nações”, explica.

Para o crescimento econômico do Brasil, Kobori sugere alguns caminhos. “Na tecnologia agrícola, como a Embrapa, estamos à frente de muitos países. Precisamos de um projeto de reindustrialização. Nenhuma nação alcançou a fronteira tecnológica sem antes se industrializar”, afirma.

Após a transmissão na TV Brasil, o DR com Demori estará disponível na íntegra no YouTube e no aplicativo da TV Brasil Play. O programa também é transmitido em áudio pela Rádio MEC, e as entrevistas ficam disponíveis em formato de podcast no Spotify.

Sobre o programa

O Dando a Real com Leandro Demori, ou simplesmente DR com Demori, traz personalidades para um bate-papo direto e aprofundado na TV Brasil.

Já participaram do programa figuras como o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, a deputada federal Erika Hilton, o ex-ministro José Dirceu, o ator Caio Blat, a cantora Zélia Duncan e o fundador da banda Pink Floyd, Roger Waters.

Ao vivo e on demand

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.



Com informações da Agência Brasil