O Centro de Operações da Prefeitura do Rio de Janeiro (COR-Rio) alerta para o deslocamento de um sistema de baixa pressão próximo à costa da Região Sudeste e a passagem de uma frente fria, que intensificarão os ventos na capital fluminense entre esta sexta-feira (7) e o domingo (9). Nesta sexta, espera-se ventos moderados a pontualmente fortes a partir da noite. No sábado (8), as rajadas de vento devem ser moderadas a fortes, especialmente à tarde. Na madrugada de domingo, ainda podem ocorrer rajadas de vento moderadas a ocasionalmente fortes.
Durante esse período, as rajadas de vento podem variar entre 50 km/h e 100 km/h. O aviso meteorológico é válido até as 6h de domingo.
A Marinha do Brasil informou que a chegada de um ciclone extratropical próximo ao litoral do Rio afetará as condições do mar, emitindo um aviso de ressaca para a orla da cidade. O fenômeno começa na tarde de sábado e deve terminar na noite de domingo, com ondas que podem alcançar 3,5 metros de altura. Banhistas e embarcações de pequeno porte devem evitar o mar devido à altura das ondas.
Sobreaviso
Com as condições meteorológicas previstas, a Secretaria de Estado de Defesa Civil está em sobreaviso a partir desta noite, com o Gabinete Integrado de Gestão de Risco mobilizado. Esta medida, adotada pelo Centro Estadual de Gerenciamento de Desastres, visa reforçar o monitoramento e a resposta rápida a possíveis ocorrências em diferentes regiões do estado.
O Gabinete de Gestão de Risco atua de forma integrada, reunindo setores estaduais de emergência para uma atuação coordenada em situações de risco. Durante o período de ativação, as equipes permanecem em estado de atenção e prontidão, garantindo suporte às ações municipais de Defesa Civil e fortalecendo a capacidade de resposta em casos de desastres naturais.
A iniciativa também fortalece o trabalho do Grupo de Emergência de Apoio a Desastres (Gead), que apoia operações em campo e articula entre os órgãos envolvidos. O objetivo é aumentar a eficiência do sistema estadual de gestão de risco e assegurar que medidas preventivas sejam implementadas antecipadamente.
O monitoramento das condições meteorológicas e hidrológicas é realizado em parceria com o Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ). As equipes seguem em acompanhamento contínuo para garantir a proteção da população e minimizar os impactos de possíveis eventos adversos.
Recomendações
Em casa:
- Feche janelas, basculantes e portas de armários para evitar canalização de ventos no interior da casa;
- Mantenha persianas, cortinas ou blecautes fechados para evitar que estilhaços se espalhem caso alguma janela quebre;
- Desligue aparelhos elétricos e feche o registro de gás para evitar agravamentos em caso de queda de árvore;
- Evite deixar objetos que possam cair em locais altos;
- Mantenha as árvores do jardim ou quintal podadas e bem cuidadas;
- Se faltar luz, tenha cuidado com o uso de velas para evitar incêndios.
Na rua:
- Não se abrigue debaixo de árvores ou coberturas metálicas;
- Evite esportes ao ar livre, especialmente no mar;
- Evite ficar próximo a precipícios, encostas ou lugares altos sem proteção;
- Evite passar sob cabos elétricos, outdoors, andaimes, escadas;
- Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Não queime lixo, não ateie fogo em terrenos para remover vegetação, não acenda fogueiras ou jogue bitucas de cigarro em estradas ou terrenos com mata;
- Fique atento: caso haja queda de árvore, a rede de energia pode ter sido rompida, aumentando o risco de acidentes causados por raios.
Com informações da Agência Brasil