Com o aumento dos roubos e furtos de celulares no Rio de Janeiro, o governo estadual decidiu lançar o aplicativo Celular Seguro RJ. Esta nova ferramenta permite que os cidadãos armazenem e consultem o IMEI, que é o número de identificação único de cada telefone, em um único local. O aplicativo verifica se há restrições na base de dados da polícia e da Anatel. Com isso, em caso de roubo ou furto, o bloqueio e a restrição do aparelho se tornam mais ágeis.
“Hoje, os celulares guardam dados importantes das pessoas, informações pessoais, além dos recursos financeiros, dados bancários, e o furto e o roubo de celulares é hoje um dos principais motivos de insegurança na população”, disse o governador Cláudio Castro.
O secretário de Polícia Civil, Felipe Curi, destacou que os crimes de roubo e furto causam grande incômodo à população, gerando transtornos às vítimas. Com o novo aplicativo, os cidadãos podem contribuir para a segurança, verificando se há restrições assim que adquirem um celular. O aplicativo é atualizado em tempo real pelas delegacias de todo o estado.
Operação Rastreio
A Polícia Civil realizou, nesta terça-feira, o "Dia D" da "Operação Rastreio", que visa combater o roubo, furto e receptação de celulares. Até o início da tarde, 53 pessoas foram presas e 453 celulares apreendidos. Desde o início da operação, em maio, cerca de 2,3 mil celulares foram apreendidos, consolidando a ação contra a cadeia criminosa envolvida na subtração e comercialização ilícita de aparelhos.
Durante esse período, os agentes realizaram diversas ações, especialmente em grandes centros comerciais populares na capital e na região metropolitana do Rio. Os usuários intimados tiveram 72 horas para devolver os telefones adquiridos de forma irregular.
No total, mais de 3 mil pessoas devolveram os aparelhos, evitando assim a responsabilização criminal. Um levantamento da Polícia Civil revelou que 1.094 pessoas compareceram às delegacias, resultando na entrega de 934 telefones, já que muitos alegaram não estar mais com os aparelhos.
Com informações da Agência Brasil