A pista do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, foi reaberta às 17h25 desta terça-feira (30), conforme informações da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), responsável pela operação do terminal. Desde o início da manhã, dezenas de voos foram cancelados devido ao fechamento da pista, ocasionado por um vazamento de óleo.
Excepcionalmente nesta terça-feira, a Infraero decidiu estender o horário de funcionamento do aeroporto para ajudar na normalização dos voos. Normalmente, o Santos Dumont opera das 6h às 23h.
Óleo hidráulico
Os pousos e decolagens no aeroporto foram suspensos desde o início da manhã, devido a um vazamento de óleo hidráulico na pista de pouso, ocorrido por volta das 3h da madrugada.
O óleo teve origem no motor de um caminhão desemborrachador, utilizado em um serviço de manutenção preventiva da pista - um procedimento rotineiro na aviação civil, segundo a Infraero. O caminhão não transportava combustível, e o óleo derramado era do motor do próprio equipamento.
Em nota, a Infraero esclareceu que “imediatamente após a ocorrência, o veículo foi removido e iniciou-se a limpeza com um desengraxante biodegradável, em conjunto com a água dos carros de combate a incêndio, que possuem jatos de alta pressão”.
De acordo com a empresa, todos os recursos disponíveis foram utilizados para liberar a pista no menor tempo possível, atendendo aos critérios normativos. A Infraero informou ainda que a composição do pavimento das pistas de pouso e decolagem requer uma limpeza minuciosa, necessária para garantir os níveis de atrito das aeronaves com o solo.
“A retomada dos voos foi condicionada à completa remoção do produto, já que a pista precisa atender aos mais altos padrões de segurança. Foi emitido um Notam (aviso aos aeronavegantes) para que as companhias aéreas pudessem realizar as tratativas com os passageiros, como assistências e orientações gerais”, explicou a Infraero. O aviso aos aeronavegantes já foi suspenso.
?
Com informações da Agência Brasil