Uma falha na sinalização da Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo provocou lentidão no sistema na manhã desta terça-feira (21). O problema obrigou a operadora ViaQuatro a fechar a transferência gratuita de passageiros em quatro estações por motivos de segurança, gerando um verdadeiro caos.
As estações afetadas foram Pinheiros (Linha 9-Esmeralda), Paulista (Linha 2-Verde), República (Linha 3-Vermelha) e Luz (linhas 1-Azul, 10-Turquesa, 11-Coral e o Expresso Aeroporto). O transtorno persiste e ainda não há previsão para a normalização do serviço.
Impacto no Transporte
O defeito na sinalização, que teve início por volta das 4h40, resultou na redução da velocidade dos trens e em longas paradas entre as estações. Para mitigar os efeitos da paralisação, o sistema Paese, que oferece ônibus gratuitos, foi acionado ainda no fim da madrugada para cobrir a extensão da Linha 4.
Medidas de Contingência
Inicialmente, 24 ônibus foram disponibilizados, e posteriormente, mais dez veículos foram incorporados à operação, totalizando 34. No entanto, esse reforço não foi suficiente para atender a demanda dos usuários do metrô, resultando em superlotação.
Efeito Cascata
A lentidão e o fechamento das baldeações causaram um efeito cascata, superlotando outras estações do metrô de São Paulo. A ViaQuatro informou que está trabalhando para "restabelecer a operação o quanto antes".
Com informações da Agência Brasil