Em novembro, São Paulo registrou uma diminuição nos casos de homicídios dolosos, latrocínios e estupros em comparação ao mesmo mês do ano anterior, conforme dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública.
Os homicídios dolosos caíram de 214 para 186 casos, representando uma redução de 13%. Os latrocínios também diminuíram, passando de 16 para 11 ocorrências.
Segundo a secretaria, de janeiro a novembro, foram registrados 2.194 homicídios dolosos e 120 latrocínios, o menor número dos últimos 25 anos para este período.
Os casos de estupro somaram 1.157 em novembro, uma redução de sete ocorrências em relação a 2024. No acumulado do ano, houve uma diminuição de 128 casos, de 13.483 em 2024 para 13.355 neste ano.
“O combate a crimes de elevada gravidade é uma prioridade constante da Polícia Civil, que tem aprimorado seus métodos de atuação, seja pelo acolhimento das vítimas por equipes especializadas, com foco na capacitação contínua dos policiais, seja pela criação de ambientes humanizados nas delegacias para acolher e preservar a vítima”, afirmou a delegada Cristiane Braga, coordenadora das Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs).
Em relação aos feminicídios, 26 casos foram registrados no estado de São Paulo em novembro, sendo cinco apenas na capital.
Hoje pela manhã, a Polícia Civil lançou a Operação Ano Novo, Vida Nova, visando prender agressores de mulheres. Durante a operação, 233 pessoas foram detidas em todo o estado por crimes de violência doméstica e familiar contra mulheres.
“Esta operação é de grande importância e eficácia, pois, ao retirarmos de circulação um condenado por crimes contra a honra, injúria, calúnia ou vias de fato, estamos prevenindo a ocorrência de crimes mais graves”, destacou a delegada.
Roubos e furtos
Os registros de roubo também apresentaram queda em todo o estado durante novembro, passando de 14.737 ocorrências no ano passado para 11.386 neste ano, uma variação de 22,95%. Os furtos diminuíram 5,1%, de 46.304 casos para 43.911.
Com informações da Agência Brasil