Dois homens foram detidos em flagrante na madrugada de quarta-feira (20), em Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro, por agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop). Eles haviam assaltado dois turistas alemães na Avenida Atlântica, deixando-os sem roupas e sem seus pertences, como cartões de crédito, dinheiro e celulares. Os turistas foram encontrados por equipes da Coordenadoria de Ações Integradas da Guarda Municipal, caminhando pelas ruas do bairro, assustados e completamente nus.
Após acolherem os turistas, os agentes iniciaram uma busca pela região e localizaram os assaltantes poucos minutos depois. Eles estavam em uma farmácia na esquina da Avenida Nossa Senhora de Copacabana com a Rua Santa Clara, realizando compras com os cartões e celulares das vítimas.
Um dos assaltantes tentou fugir durante a abordagem, mas foi capturado. Além dos celulares e cartões bancários, os agentes encontraram com os criminosos as roupas roubadas das vítimas. Renan Dantas dos Santos e Cleiton Valle da Silva Veríssimo foram levados inicialmente para a 13ª DP (Ipanema) e, posteriormente, conduzidos para a Delegacia Especial de Atendimento ao Turista (DEAT), no Leblon.
Na delegacia, os turistas reconheceram os autores do assalto. Os criminosos permanecem presos e responderão por furto, cuja pena varia de um a quatro anos de prisão. Os pertences foram devolvidos aos turistas na delegacia.
Os turistas alemães estavam no Rio há uma semana e planejavam permanecer por mais sete dias, mas decidiram retornar ao seu país após o roubo.
Outro caso
No dia 8 deste mês, três mulheres doparam dois turistas ingleses com o golpe conhecido como "Boa noite Cinderela", na Avenida Vieira Souto, na orla da praia de Ipanema. O incidente ocorreu na madrugada de 8 de agosto, na Lapa, um bairro boêmio da região central da cidade.
De acordo com a denúncia do Ministério Público, após participarem de um show na Fundição Progresso, na Lapa, os turistas ingleses Mihailo Petrovic e Diego Bravo conheceram as três jovens. As mulheres convidaram os visitantes a continuar a noite em Ipanema, oferecendo caipirinhas adulteradas com uma substância que causa sonolência e desorientação.
No mesmo dia, o trio acessou indevidamente a conta bancária de Mihailo e tentou realizar uma transação não autorizada no valor de 16 mil libras esterlinas. A operação não foi concluída devido à exigência de reconhecimento facial, mas as denunciadas conseguiram subtrair 2.100 libras esterlinas, sendo 300 libras usadas para compra de criptomoeda e 1.800 libras transferidas em quatro operações.
O caso ganhou repercussão internacional e foi divulgado pelos jornais ingleses, com um vídeo gravado por uma testemunha mostrando as mulheres embarcando em um táxi logo após o crime. Os turistas foram deixados cambaleando na Avenida Vieira Souto, na orla da praia de Ipanema, completamente desorientados e em estado alterado de consciência. Um deles caiu na areia da praia e ficou desacordado. O motorista do táxi confirmou o trajeto, e as vítimas reconheceram formalmente as autoras na Delegacia Especial de Atendimento ao Turista, reforçando as provas.
Uma das três mulheres acusadas de dopar e roubar turistas britânicos foi presa nesta segunda-feira (18). Amanda Couto Deloca, de 23 anos, estava escondida em uma casa no bairro Nova Campina, em Duque de Caxias. Mayara Ketelyn Américo da Silva e Raiane Campos de Oliveira ainda estão foragidas.
Com informações da Agência Brasil