GERAL

min de leitura

Vento chega a 125 km/h e causa ao menos duas mortes em São Paulo

(via Agência Brasil)

| Edição de 29 de julho de 2026 | Atualizado em 29 de julho de 2026

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Os ventos intensos que varreram o estado de São Paulo nesta quarta-feira (29) alcançaram velocidades de até 124,9 km/h, resultando em pelo menos duas mortes. Conforme informações da Defesa Civil estadual, as fatalidades ocorreram em Santos e em Cesário Lange.

No início da tarde, um alerta severo foi emitido pelo órgão para rajadas de vento na capital paulista, na Grande São Paulo e no litoral do estado.

A ventania foi mais intensa em municípios como Itaporanga e Itaí, onde os ventos atingiram 124,9 km/h, seguidos por Taquarituba (117 km/h), Arandu (113,1 km/h), Paranapanema (113 km/h) e Itanhaém (111 km/h). Em Santos, a velocidade registrada foi de 83,7 km/h e em Cesário Lange, 65,5 km/h.

Impacto na Capital Paulista

Na cidade de São Paulo, os ventos chegaram a 75,3 km/h. O Corpo de Bombeiros relatou que, até as 17h21, foram atendidas 39 ocorrências relacionadas a quedas de árvores. Nos Aeroportos de Congonhas e Campo de Marte, a velocidade dos ventos chegou a 70 km/h.

Alerta Laranja do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para ventos costeiros fortes em todo o estado de São Paulo, estendendo-se até a região do Rio de Janeiro ao sul de Cabo Frio. Espera-se que os ventos nas áreas litorâneas causem movimentação de dunas de areia sobre as construções na orla.

O alerta laranja representa um grau intermediário de perigo entre os três níveis de aviso do instituto: amarelo para perigo potencial, laranja para perigo e vermelho para grande perigo. Este alerta é válido até o final da noite desta quarta-feira.

?

Com informações da Agência Brasil