Considerando o aumento significativo do número de casos positivos de dengue em algumas regiões de Apucarana, a 16ª Regional de Saúde de Apucarana, em acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), oficiou ontem o Município de Apucarana, para que forneça informações necessárias visando a aplicação do Fumacê (UBV pesado).
Segundo o da 16ª RS, Lucas Leugi, o novo boletim da Sesa indica que a incidência do Aedes Aegypt em algumas regiões de Apucarana justifica a imediata aplicação do fumacê. Leugi cita alguns bairros como o Marissol, João Goulart, Tancredo Neves e Vila Nova, entre outros da cidade. “Não podemos perder a guerra contra o mosquito e, no que depender da Secretaria de Estado de Saúde e da 16ª Regional de Saúde de Apucarana, nós iremos mobilizar todos equipamentos e pessoal para ajudar a eliminar os focos”, anuncia Leugi, lembrando que no ano passado a cidade teve uma epidemia de dengue.
O fumacê é uma técnica de aplicação de inseticida que ajuda a combater a dengue, mas não é a única forma de eliminar o mosquito. Ele funciona com um veículo de pulverização expelindo uma nuvem de fumaça com baixas doses de agrotóxico. O inseticida mata os mosquitos adultos que estão voando. O efeito dura cerca de 30 minutos.