O ex-prefeito, Sérgio Onofre (PSD), que acaba de assumir a Superintendência-Geral de Apoio aos Municípios da Casa Civil do Paraná promete usar a experiência adquirida em dois mandatos à frente da Prefeitura de Arapongas para dar suporte para que os projetos de outras prefeituras do Estado saiam do papel. A nomeação foi oficializada no Diário Oficial em 26 de março.
“Tem muitos municípios com projetos parados que não andam e poderemos dar suporte para que os prefeitos possam realizar seus projetos nas suas cidades”, destacou Onofre em entrevista ao Tribuna do Norte/TNOnline.
Entre os projetos do Governo do Paraná que oferecem suporte aos municípios Onofre, destacou o Ilumina Paraná, lançado em fevereiro deste ano, que visa alcançar 100% dos municípios paranaenses com iluminação de LED, com investimento previsto de R$ 300 milhões.
Outro programa destacado por Onofre é o Asfalto Novo, Vida Nova, que vai pavimentar ruas nas cidades do estado. Até o momento, a Secretaria de Estado das Cidades recebeu projetos para a pavimentação em 251 municípios.
“Tem um projeto lançado pelo Governador nesta que é de oftalmo e que começou em Arapongas e hoje está no estado todo. Temos projetos que dá para levar aos municípios”, destaca.
Na avaliação de Onofre, esse projeto está entre os mais importantes já lançados pelo atual governo. Serão investidos mais de R$ 5,5 milhões para a realização de 67 mil consultas e exames oftalmológicos e a distribuição gratuita de 10,9 mil óculos para estudantes da rede estadual de ensino em 93 municípios paranaenses com baixo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). A iniciativa faz parte do programa Bons Olhos Paraná, anunciado na última terça-feira (1º) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior.
“Esse projeto é um dos mais importantes na área de educação e assistência social. Em Arapongas a gente consultou mais de 11 mil alunos e muitos tinham problemas de vista. E o pai e a mãe não sabem. O aluno vai mal na escola, e os pais acham que não querem estudar, mas é o problema de visão. E a gente acha que óculos é barato, mas é caro e tem muitas famílias que não têm condições de comprar”, salienta.
O superintendente esteve em Apucarana nesta quinta-feira (3) e visitou a 16ªRegional de Saúde (RS) e o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cisvir). (ENTREVISTA POR LIS KATO)