Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), vinculado à Autarquia Municipal de Saúde e o Centro POP, da Secretaria Municipal de Assistência Social, têm realizado uma ação integrada com o objetivo de assegurar os direitos, apoiar na recuperação e promover a reintegração social das pessoas em situação de rua em Apucarana.
De acordo com a coordenadora do CAPS AD, Jackeline Aristides, toda sexta-feira, uma equipe multiprofissional se desloca às ruas pela manhã para realizar abordagens. “Nosso principal intuito é estabelecer um vínculo de confiança com essas pessoas, oferecer uma escuta qualificada, identificar suas necessidades e encaminhá-las aos serviços disponíveis na cidade. Além disso, durante essas abordagens, distribuímos kits de higiene pessoal”, explica.
O prefeito Rodolfo Mota ressaltou que a prioridade de sua gestão é o cuidado com todos os cidadãos, incluindo aqueles em situação de vulnerabilidade. “Muitas dessas pessoas não estão nas ruas por escolha, mas por dificuldades impostas por fatores como conflitos familiares, perda de emprego, dependência química, ou problemas de saúde mental e física. Nossas equipes estão trabalhando intensamente para oferecer apoio, orientação e, sobretudo, promover a reintegração social dessas pessoas”, afirmou.