Uma estudante de 17 anos foi morta a tiros e outro aluno, de 16 anos, foi ferido com gravidade na manhã de ontem no Colégio Estadual Professora Helena Kolody, em Cambé. Os dois jovens eram namorados. O autor do atentado é um jovem de 21 anos, ex-aluno da instituição, que foi preso na sequência. Segundo a Secretaria de Estado da Segurança (Sesp), o depoimento do detido e provas apreendidas pela polícia apontam que o rapaz planejava a ação há cerca de 4 anos. O crime repercutiu em todo país e volta atenções para a violência nas escolas.
O autor dos disparos chegou no colégio pouco depois das 9 horas e se apresentou na secretaria para solicitar um histórico escolar. Na sequência, pediu para ir ao banheiro, trocou de roupa e saiu atirando. Ele estava armado com um revólver calibre .38 adquirido há cerca de um mês e meio. Os tiros atingiram em cheio a estudante Karoline Verri Alves e o namorado, que estavam em uma aula de educação física.
Ela morreu na escola. O rapaz foi levado para o Hospital Universitário (HU). Segundo o último boletim, divulgado as 17h30, o adolescente estava sedado e sendo mantido na ala de emergência do HU após cirugia. Segundo a Polícia Civil de Londrina, um familiar de um aluno ouviu os disparos e ajudou a conter o atirador até a chegada dos policiais.
O tiroteio causou pânico generalizado. A professora Nara Carneiro relatou uma “cena de guerra”. “Eu estava no início da segunda aula, fazendo chamada, quando ouvimos o barulho. Achamos que era som de bombinha, não sabíamos o que estava acontecendo”, disse em entrevista à CBN Londrina. Ela conta que, ao perceber que era um ataque, os alunos da sala saíram correndo para fora da escola. “Foi um desespero muito grande. Eu queria proteger, mas não sabia como. Foi uma cena de guerra”, disse.
Segundo o secretário de Segurança do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, que se dirigiu a Cambé junto com o secretário de Educação, Roni Miranda Vieira, para acompanhar a investigação, o jovem autor do atentado vinha planejando o crime há pelo menos quatro anos. Ele alegou que foi vítima de bullying na escola - onde estudou até 2014- e que queria vingança, escolhendo vítimas que tivessem idade semelhante à dele quando teria sido alvo da perseguição. “O objetivo dele era matar o máximo de pessoas possível e cometer o suicídio com a chegada das forças de segurança”, afirmou o secretário em coletiva de imprensa concedida na tarde de ontem, acrescentando que o agressor não conseguiu realizar totalmente o plano porque foi contido até a chegada da polícia, que chegou até a escola 3 minutos após acionamento do botão do pânico.
Com o atirador, a polícia encontrou - além da arma - carregadores e uma machadinha. O secretário revelou que na casa do jovem, residente atualmente em Rolândia, foram encontrados cadernos de anotações que evidenciam o planejamento, inclusive com citações a outros casos registrados, como a tragédia em Suzano.
Ainda segundo o secretário, em depoimento, o rapaz deu detalhes do planejamento, incluindo que fez uma visita anterior à escola para se localizar posteriormente. Várias pessoas já foram ouvidas na investigação, incluindo familiares do atirador, que afirmaram que ele sofre de esquizofrenia, o que deve ser averiguado. A polícia também confirmou que o rapaz esteve envolvido em uma invasão, armado com uma faca, a uma escola em Rolândia.
Um suspeito de envolvimento no caso, de 21 anos, foi preso no início da noite.
VÍTIMA
Karoline Verri Alves, 17 anos, era aluna do ensino médio da instituição. Adolescente está sendo velada no salão da Paróquia Santo Antônio de Cambé. A jovem era atuante na Igreja, que frequentava com a família e com o namorado, também atingido no atentado. O sepultamento da adolescente está marcado para as 17h de hoje no Cemitério Padre Symphorian Kopf.
Governador Ratinho Jr decreta luto de 3 dias no Paraná
O governador Carlos Massa Ratinho Junior decretou luto oficial de três dias em razão do episódio de violência. “É um dia triste para todos os paranaenses. Um dia de luto e tristeza pelo que ocorreu na escola estadual de Cambé. Também quero me solidarizar com as famílias e toda a comunidade escolar”, afirmou Ratinho Junior destacando que as forças policiais chegaram em apenas três minutos ao colégio depois do acionamento, o que evitou uma tragédia ainda maior.
“Toda nossa equipe está mobilizada para buscar ainda mais segurança para os nossos alunos, professores e toda a rede estadual de ensino”, complementou.
As aulas no Colégio Estadual Professora Helena Kolody foram suspensas até a semana que vem. As aulas das demais escolas estaduais de Cambé também foram suspensas, mas voltam na quarta-feira.
A tragédia em Cambé gerou repercussão imediata em todo país, que se solidarizou com famílias das vítimas e comunidade escolar. O presidente Lula destacou a necessidade de paz. “É urgente construirmos juntos um caminho para a paz nas escolas. Meus sentimentos e preces para a família e comunidade escolar”.
Ataques em instituições de ensino já deixaram seis mortos neste ano no Brasil, ente alunos e profissionais das instituições alvo. Em 27 de março, um adolescente de 13 anos matou uma professora de 71 anos em uma escola em São Paulo. Em abril, quatro crianças morreram em Blumenau (SC) após um ataque praticado por um jovem de 25 anos.