Agentes municipais de trânsito de Apucarana iniciaram ontem um trabalho de abordagem aos motoristas que realizam o transporte de alunos das redes municipal e estadual de ensino. Na Escola Municipal Mateus Leme, localizada na Vila Santa Terezinha, servidores entregaram a condutores de vans, ônibus e micro-ônibus um formulário com orientações sobre a regularização da documentação e a manutenção dos veículos junto aos órgãos fiscalizadores.
O prefeito Rodolfo Mota ressalta que as vistorias e fiscalizações dos veículos que operam no setor educacional são exigências do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e têm o objetivo de garantir a segurança dos alunos transportados. “Nossos agentes realizarão essa abordagem orientativa em etapas, para alcançar todos os condutores que operam em Apucarana no transporte escolar. A segurança de nossas crianças é prioridade”, afirma o prefeito.
Atualmente, o Departamento de Transporte Escolar da Autarquia Municipal de Educação (AME) possui 39 veículos em sua frota própria e outros 50 terceirizados, totalizando 89 linhas. Ao todo, 5.062 estudantes das redes municipal e estadual utilizam o transporte escolar diariamente. O motorista José Benedito dos Santos aprovou a iniciativa da prefeitura. “Isso é muito positivo. Tenho muita responsabilidade com o meu trabalho. Ando dentro dos limites de velocidade, com muito cuidado, e mantenho a manutenção do ônibus sempre em dia”, afirmou o condutor, que percorre diversas linhas ao longo do dia.
Responsável pela coordenação da ação, o diretor operacional de Trânsito do Município, Felipe Augusto Rosa, explica que o formulário entregue aos profissionais reforça a obrigatoriedade da vistoria veicular e a necessidade de autorização, por meio de alvará municipal, para exercer a atividade de transporte escolar. “No documento, consta ainda uma relação dos itens obrigatórios verificados na vistoria”, detalha Rosa, que também atua como agente municipal de trânsito.