CIDADES

min de leitura - #

Agroindústria de Apucarana aposta na expansão do pescado

Da Redação

| Edição de 12 de agosto de 2024 | Atualizado em 12 de agosto de 2024
Imagem descritiva da notícia Agroindústria de Apucarana aposta na expansão do pescado

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Foi inaugurada ontem, em propriedade rural no Distrito de São Pedro Taquara, a Fuji Pescados Agroindústria Familiar. Com capacidade de processar até 800 quilos de pescado por semana e especializada em tilápia, a formatação do empreendimento - que conta com selo de certificação municipal de sanidade expedido pela Prefeitura de Apucarana, o chamado SIM (Selo de Inspeção Municipal) – tem assistência técnica do IDR-Paraná e já comercializa sua produção junto à feira do produtor rural no Espaço das Feiras, restaurantes e também através de venda direta via redes sociais.

O ato que marcou oficialmente o início das atividades da empresa familiar, que tem à frente o casal Rodrigo Minoru e Andressa Lucacheski, que é engenheira de alimentos, contou com a presença do prefeito Júnior da Femac e do gerente regional do IDR-Paraná, Paulo Eduardo Sípoli Pereira. “Mais do que um novo estabelecimento, o que está sendo solenizado neste momento é um sonho realizado. Fruto de um longo processo, que conta com trabalho governamental através da assistência técnica do IDR-PR e da prefeitura, através do SIM”, disse Paulo Pereira, gerente regional do IDR-PR, destacando que o Governo do Paraná aposta na piscicultura como atividade geradora de renda e fixação do homem no campo. 

“As agroindústrias familiares são essenciais ainda para a segurança alimentar e nutricional da população, promovendo a valorização dos produtores rurais e gerando desenvolvimento econômico na zona rural. Desenvolver uma agroindústria é um processo longo, que requer muita confiança do produtor rural”, concluiu.

Para o prefeito Júnior da Femac, a nova agroindústria familiar tem o DNA de Apucarana. “Um empreendimento que nasce e é administrado com a alma familiar certamente é diferente, não tem como não dar bons frutos. Parabéns a todos envolvidos nesta nova agroindústria, não tenho dúvidas de que a Fuji Pescados será um grande sucesso”, disse o prefeito.

Casal estruturou negócio após voltar do exterior

A proprietária Andressa Lucacheski contou que a ideia de estruturar a agroindústria de pescados surgiu após o casal regressar do Japão. “Ficamos sete anos fora e quando voltamos, tendo como referência a tradição da propriedade da família, eu sabia que queria produzir peixe. Com este objetivo, fomos buscar os caminhos para tornar esse sonho realidade e a partir de então temos recebido todo apoio técnico do IDR e da prefeitura, alicerçando a agroindústria dentro de todas as normas e exigências para garantir a maior qualidade ao produto final”, disse Andressa. Ela conta que além do filé, da posta e da tilápia inteira, também estão trabalhando na produção de subprodutos, como petiscos e contrafilé do pescado. 

De acordo com o extensionista do Programa Agroindústria Familiar do IDR-PR para a região de Apucarana, Adilson Novaes, a propriedade onde opera a Fuji Pescados está sendo tratada como Unidade de Referência de Atendimento do Programa Piscicultura do IDR-Paraná. “E será a pioneira na implantação da Certificação de Bem Estar Animal, que agregará ainda mais valor à produção”, observou Novaes.