CIDADES

min de leitura - #

Apucarana somou 20,4 mil infrações no trânsito em 2024, aponta Detran-PR

Ana Quimelo

| Edição de 06 de janeiro de 2025 | Atualizado em 06 de janeiro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Dados do Departamento Estadual de Trânsito do Paraná (Detran-PR) revelam que Apucarana registrou mais de 20,4 mil autos de infração de trânsito no ano passado. O número representa um total de 56 multas diárias, em média, aplicadas aos motoristas da cidade.

Embora alto, o número de irregularidades cometidas por condutores em Apucarana é 18,5% menor em comparação com 2023, quando foram 25.121 infrações (68 por dia).

Dos 20.463 autos de infração registradas no ano passado, 46,3% foram de natureza grave (9.476). Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), as infrações graves são aquelas que oferecem alto risco para o infrator e os demais. A multa tem, hoje, um valor de R$ 195,23. Além disso, são gerados cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motorista.

Entre os exemplos de multas graves estão “deixar o condutor de usar o cinto de segurança”. Ainda segundo levantamento do Detran-PR, este tipo foi a infração mais registrada em Apucarana. No total foram 3.062 autos, sendo que 86,3% desse número foram multas aplicadas pelo Departamento de Trânsito da cidade (Asplan). Agentes do próprio Detran-PR e Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) são responsáveis pelo restante das autuações.

Apucarana também somou grande percentual de infrações gravíssimas, com 6.012 autos. A infração gravíssima, que gera uma multa de R$ 293,47 e representa perda de sete pontos na carteira, mais cometida pelos motoristas apucaranenses foi “dirigir veículo segurando telefone celular’ (1.744). Já as infrações médias, conforme o órgão de trânsito estadual, são 3.500 e as leves 1.475. De acordo o Detran-PR, esses números não consideram multas NIC (Não Identificação de Condutores).

As informações estão disponíveis no site oficial do Detran-PR, em uma página chamada Estatísticas de Trânsito, na qual é possível ter acesso a dados detalhados sobre habilitação, veículos, infrações e sinistros de trânsito no Paraná. Ela contribui para o trabalho de gestores públicos, pesquisadores, estudantes, imprensa e conhecimento da população em geral. O painel foi lançado recentemente pelo órgão.