CIDADES

min de leitura - #

Anibelli anuncia recursos para CMEI

Da Redação

| Edição de 08 de janeiro de 2026 | Atualizado em 08 de janeiro de 2026
Deputado Anibelli Neto
Deputado Anibelli Neto

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O deputado estadual Anibelli Neto (MDB) anunciou nesta semana a autorização da homologação para a construção de um novo CMEI no Residencial Interlagos, na zona oeste de Apucarana. O investimento total é de R$ 2 milhões, viabilizados através do Governo do Paraná, com uma contrapartida da Prefeitura na ordem de R$ 70,6 mil. Anibelli Neto destacou que a demanda não é recente. Segundo o parlamentar, o processo teve início ainda na gestão anterior e foi abraçado pela atual administração. Ele ressaltou a importância da continuidade administrativa para que obras desse porte saiam do papel. “Quando o atual prefeito assumiu, ele entendeu a necessidade, porque existe o investimento do Governo, mas também o da Prefeitura. Estamos muito felizes porque é uma etapa vencida, demonstrando respeito e o compromisso com a população de Apucarana”, completou Anibelli.

Carolina pré-candidata

A lista de pré-candidatos a deputado por Apucarana engrossou. A publicitária Carolina Scarpelini entrou em contato com a coluna para informar que está em tratativas com Álvaro Dias (MDB), seu padrinho político, para definir para qual partido ela deve ir e também se  vai disputar Assembleia ou Câmara Federal. “Pode colocar meu nome que vou começar pré-campanha”, disse à coluna. Carolina disputou sua última eleição em 2022, quando foi candidata a deputada federal pelo Solidariedade. Em 2024, ela também integrou chapa do partido disputando uma vaga na Câmara Municipal, mas renunciou à candidatura durante o período de campanha.

União por Apucarana

Ainda sobre as eleições 2026, o presidente da Câmara de Apucarana, Danylo Acioli (MDB) vem defendendo a construção de uma candidatura ‘de união’ dos agentes políticos locais como estratégia para Apucarana viabilizar uma cadeira na Assembleia Legislativa. Segundo Danylo, uma candidatura única - que eventualmente poderia ser em torno de seu nome - , com apoio do prefeito Rodolfo Mota (União) e em dobradinha com o secretário de Estado da Saúde Beto Preto (PSD), que deve concorrer à Câmara Federal, é uma aposta de coalizão. “Entendo que o projeto da cidade sobrepuja o projeto individual de qualquer um”, comentou o presidente da Câmara à essa coluna. 

 Lula veta dosimetria

Como era previsto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou ontem o PL da Dosimetria. Agora caberá ao Congresso Nacional decidir se mantém a rejeição ao projeto ou se derruba o veto e promulga a lei. Para derrubar um veto presidencial, são necessários ao menos 257 votos na Câmara dos Deputados e 41 votos no Senado Federal. O projeto altera a forma como serão calculadas as penas para crimes contra o Estado Democrático de Direito. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e integrantes do núcleo militar do governo anterior, condenado s pelo STF - Supremo Tribunal Federal, são beneficiários diretos da lei.

Trilhas em pauta 

Embora a Assembleia Legislativa esteja em recesso, os deputados estão apresentando projetos de lei. Nesta semana, por exemplo, dois projetos foram apresentados na Casa em resposta a grande comoção gerada pelo desaparecimento de um jovem que vagou por cinco dias no Pico do Paraná e conseguiu se salvar, mobilizando um enorme aparato de resgate com agentes do Estado e voluntários. Os projetos são da deputada deputada Flávia Francischini (União), que propõe a criação de um sistema de orientação de usuários de trilhas e montanhas e do deputado Matheus Vermelho (PP), que visa criar a Política Estadual de Segurança em Trilhas. Ambos visam dar mais condições de segurança neste tipo de atividade.