CIDADES

min de leitura - #

Apucarana apresenta referencial curricular da rede municipal

Da Redação

| Edição de 06 de fevereiro de 2024 | Atualizado em 06 de fevereiro de 2024
Imagem descritiva da notícia Apucarana apresenta referencial curricular da rede municipal

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Autarquia Municipal de Educação (AME) de Apucarana reuniu, na manhã de ontem, no Clube de Campo Água Azul, os 1,6 mil professores e servidores para a primeira formação continuada do ano letivo de 2024, cujas aulas iniciam hoje. Na ocasião, eles assistiram a uma palestra com o professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), César Nunes. Além disso, o prefeito Junior da Femac e a secretária Marli Fernandes apresentaram o Referencial Curricular Municipal da Educação Básica de Apucarana.

O Referencial Curricular é um documento que define os conteúdos e as habilidades que todas as crianças matriculadas na rede municipal apucaranense devem desenvolver em cada etapa da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º Ano).

“A elaboração deste documento começou em 2013, quando nós unificamos o currículo praticado nos 24 CMEIs e 36 Escolas Municipais de Apucarana. Dois anos depois, aprovamos também um Plano Municipal de Educação com metas arrojadas”, afirma a secretária Marli Fernandes, acrescentando que o currículo unificado foi modernizado e adequado às mais recentes normativas, resultando no Referencial Curricular apresentado ontem.

O prefeito Junior da Femac anunciou que o município de Apucarana está entre os dez finalistas do Prêmio Internacional Cidades Educadoras, em reconhecimento ao projeto que implantou o ensino da Língua Brasileira de Sinais em todas as suas escolas, contemplando tanto os estudantes surdos como os ouvintes. 

“Eu acredito que a excelente qualidade da educação no nosso município deve-se aos muitos investimentos que temos feito nos últimos anos no currículo do CMEIS e Escolas, com a inclusão das disciplinas de Inglês, Espanhol e Libras, bem como à participação democrática dos diretores, coordenadores, professores, estudantes, famílias dos alunos e da sociedade civil organizada na construção deste Referencial Curricular,” acrescentou.

O doutor em filosofia e educação, César Nunes, comentou sobre o Referencial Curricular Municipal da Educação Básica de Apucarana. “Este documento vai orientar a educação apucaranense por, pelo menos, dez anos. Eu conheço poucos municípios brasileiros que possuem um referencial curricular e posso dizer que o de vocês é um dos mais completos,” elogiou.

A palestra no período matutino, ministrada pelo Dr. César Nunes, abordou o tema “Educação Integral para a sustentabilidade, a luta antirracista e a proteção das crianças e adolescentes. A educação como direito humano, a educação indígena, do campo e de estrangeiros como expressão da cultura brasileira e sua diversidade.”

No período da tarde, foram ministradas palestras e oficinas. 

Os 24 CMEIS e 36 Escolas da rede municipal de Apucarana recebem a partir de hoje 12,6 mil estudantes para o primeiro dia de aulas no ano letivo de 2024.