CIDADES

min de leitura - #

Apucarana atinge temperatura máxima do ano, diz Simepar

Cindy Santos

| Edição de 17 de fevereiro de 2025 | Atualizado em 17 de fevereiro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Apucarana está entre os onze municípios do estado que atingiram recorde de temperatura do ano, nesta segunda-feira (17). Conforme o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), os termômetros marcaram 31,9ºC, com sensação térmica de 37ºC, às 15 horas.

A sensação térmica é um cálculo feito através de uma fórmula matemática, e demonstra o impacto do calor ou do frio no corpo humano. “É uma medida física e subjetiva da percepção do ser humano com relação ao calor ou ao frio, baseada não somente na temperatura do ar como também no vento e na umidade. Já o desconforto térmico é a percepção individual da pessoa”, explica Leonardo Furlan, meteorologista do Simepar.

“Quanto maior a temperatura do ar estiver, especialmente acima dos 27ºC, e quanto maior estiver a umidade relativa do ar, especialmente acima dos 40%, maior será a sensação térmica e, consequentemente, maior será o desconforto térmico”, diz Furlan.

O município que registrou as temperaturas mais altas do estado é Guaraqueçaba, que marcou 38,1°C, com sensação térmica de quase 60ºC. Outros municípios com recorde de temperatura são: Antonina (38,0°C), (Cambará 36,7°C), Cândido de Abreu (35,7°C), Cornélio Procópio (35,6°C), Jaguariaíva (32,6°C), Londrina (35,3°C), Pinhão (33,2°C), Santo Antônio da Platina (35,8°C) e Umuarama (36,6°C).

É o segundo dia consecutivo que o município quebra o recorde de temperatura do ano. No domingo (16), Apucarana atingiu 30,8ºC.

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), os próximos dias permanecerão quentes e abafados. A orientação para evitar problemas de saúde decorrentes das altas temperaturas é aumentar a hidratação, dando preferência para a ingestão de água.

Neste período é ainda mais importante o consumo de alimentos in natura, evitando os ultraprocessados. Frutas, verduras e legumes, em geral, possuem alto teor de água, diferente dos ultraprocessados, que são ricos em sódio e aditivos. Os refrigerantes, néctares e refrescos, apesar de possuírem alto teor de água, são ricos em açúcar ou adoçantes e aditivos, não sendo uma fonte adequada para hidratação.