Com aula inaugural ministrada pelo juiz José Roberto Silvério, titular da 2ª Vara Criminal, teve início ontem a escola de formação da Guarda Civil Municipal de Apucarana (GCM). A turma é composta por 23 alunos, aprovados em concurso público e a formação deve ser finalizada entre quatro e cinco meses.
Os 23 aspirantes a guarda municipal – 19 homens e 4 mulheres – participarão nos próximos meses de aulas teóricas e práticas ministradas pelo Núcleo de Ensino da Guarda Civil Municipal de Sarandi, que possui autorização da Polícia Federal para fazer essa capacitação. Inicialmente, a previsão era compor uma turma de 25 integrantes, mas dois não se apresentaram.
Presente no evento, o prefeito Junior da Femac afirma que o concurso vai ampliar o efetivo, que atualmente é de 29 guardas. O prefeito também falou sobre a implantação do uso de armas de fogo pelos agentes.
“Devemos convocar nos próximos dias os conselhos ligados à segurança para debatermos a possibilidade de armamento dos nossos agentes com arma de fogo. A criminalidade presente na cidade e na região faz com que esse debate seja importante”, diz.
Os agentes que entraram agora já terão formação de uso de arma de fogo letal. Além disso, o efetivo que já atua nas ruas também será capacitada.
“Já temos as pistolas compradas, mas vamos debater com a nossa população o que faremos diante desta questão”, afirma Júnior da Femac.
De acordo com o comandante da CGM, Reinaldo de Andrade, os 23 novos guardas passarão por um treinamento que deve ter duração de 4 a 5 meses, totalizando 800 horas/aula. Durante a Escola de Formação, os aspirantes irão aprender principalmente questões de segurança na região central e bairros, técnicas de abordagem, entre outros.
“Momento e reforço importantíssimo para Apucarana, pois praticamente vamos dobrar nosso efetivo. Então, vai ter mais guardas nas ruas e mais viaturas fazendo as rondas”, frisou Andrade.
Para o superintendente de Segurança e Trânsito de Apucarana, tenente-coronel da reserva PM/PR, Marcos José Facio, a atual formação faz história. “A Guarda Municipal de Apucarana, com 19 anos de existência, é a mais antiga do Norte do Paraná e desde a sua criação teve apenas um curso de formação. Neste período, a guarda enfrentou diversos desafios, como mudanças de leis e até incompreensão de algumas pessoas sobre a sua atuação”, pontua Facio.
SOLENIDADE
Também participaram da solenidade a vereadora Jossuela Pirelli e o vereador Tiago Cordeiro, o tenente-coronel Márcio Antonio dos Santos, secretário de segurança pública de Sarandi; o tenente-coronel Israel Aparecido de Carvalho, do comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM), o major Élcio José de Meira, comandante do 11º Grupamento de Bombeiros de Apucarana (GB) e o delegado-chefe da 17ª Subdivisão da Polícia Civil (SDP), Marcus Felipe da Rocha Rodrigues, além dos Também estiveram presentes representantes das guardas municipais de Arapongas e Paranavaí, além do tenente-coronel Israel Aparecido de Carvalho. (COM REPORTAGEM LIS KATO)