CIDADES

min de leitura - #

Apucarana recebe mais uma edição do programa Justiça no Bairro

Da Redação

| Edição de 11 de abril de 2024 | Atualizado em 11 de abril de 2024
Imagem descritiva da notícia Apucarana recebe mais uma edição do programa Justiça no Bairro

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

    As pessoas que precisarem de um serviço gratuito e com uma resolução rápida, terão mais uma oportunidade. A Prefeitura de Apucarana e o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR) realizam, de 9 a 11 de maio no ginásio do Lagoão, mais uma edição do Programa Justiça no Bairro. Ao todo, serão disponibilizados de forma gratuita cerca de 50 serviços.

Ontem, o prefeito Junior da Femac realizou a primeira reunião preparatória do evento, que contou com a participação de representantes de todas as secretarias e autarquias municipais. O prefeito já está convocando a população a se mobilizar, especialmente para serviços como o casamento civil coletivo que exige o agendamento com antecedência. “Os interessados devem desde já procurar o CRAS mais próximo para fazer o agendamento e lá receberão todas as informações necessárias para participar do casamento coletivo gratuito”, frisa Junior da Femac.

As escolas também deverão se preparar com antecedência para a emissão da identidade dos estudantes que ainda não possuem o registro. A ação acontecerá fora do período de 9 a 11 de maio. “O dia 8 de maio foi reservado exclusivamente para as crianças fazerem o registro Junto ao Instituto de Identificação do Paraná. É importante lembrar que o registro será feito já no novo formato, onde constará também o número de CPF”, observa Junior da Femac. 

Na feira de serviços haverá oferta de vagas de trabalho, resolução de pendências de IPTU e outras taxas, aplicação de vacinas e confecção de documentos, incluindo carteirinha do idoso ou do autista. 

O prefeito ressalta que novamente neste ano o Justiça no Bairro contará com a presença da desembargadora Joeci Machado Camargo, 1ª vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR). 

Em Apucarana, a coordenação geral do Justiça no Bairro está a cargo do advogado Danylo Acioli. “Todos os serviços disponibilizados são gratuitos, com exceção do exame de DNA, cujo valor é informado e acertado diretamente com o profissional do laboratório. O programa busca a resolução consensual dos conflitos, garantindo a efetivação dos direitos das pessoas mais vulneráveis e promovendo a igualdade de acesso à Justiça”, completa Acioli.

Inscrições para casamento comunitário estão abertas

 se habilitar para o casamento civil coletivo gratuito, através do Programa Justiça no Bairro/Sesc Cidadão, já estão abertas.
A cerimônia acontecerá no dia 11 de maio, às 16 horas, no Clube 28 de Janeiro, mas a inscrição deve ser feita até o dia 30 de abril junto ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). 
Na última edição do programa, no ano passado, foram realizados 82 casamentos. Em 2023, segundo dados do Portal da Transparência do Registro Civil, Apucarana registrou o maior número de casamentos dos últimos seis anos. Foram 616 uniões oficializadas na cidade no ano passado contra 535 em 2022, um aumento de 15%.