CIDADES

min de leitura - #

Apucarana reforça sinalização em cruzamento do ‘Ponta Grossa’

Da Redação

| Edição de 14 de março de 2025 | Atualizado em 14 de março de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Local de acidentes recorrentes nos últimos meses, o cruzamento entre as ruas Emiliano Perneta e Presidente Getúlio Vargas, no Jardim Ponta Grossa, zona norte, teve a sinalização reforçada nesta semana pela superintendência de Segurança e Trânsito da Prefeitura de Apucarana.

O acidente mais recente, entre um veículo e uma motocicleta, foi presenciado da janela pelo morador Márcio Marcelo Santiago. “Foi uma aflição, a moça foi arremessada e caiu de costas. Por pouco não acontece o pior (morte)”, relata Santiago, frisando que pelo que se recorda nos últimos meses foram pelo menos quatro acidentes no cruzamento. “A sinalização existente era bastante ruim. Para quem descia a rua Presidente Getúlio Vargas, por exemplo, não havia placa indicando a necessidade de parar e, para quem subia a mesma rua, a placa PARE estava instalada atrás do poste, dificultando a visibilidade. Agora ficou muito melhor”, disse o morador.

As melhorias realizadas pelo município foram avaliadas nesta sexta-feira (14) pelo prefeito Rodolfo Mota e pelo secretário municipal de Secretaria de Segurança Pública, Transporte, Trânsito, Mobilidade Urbana Municipal e Defesa Civil (Segtran), major Vilson Laurentino da Silva. Também acompanhou a agenda o vice-prefeito Marcos da Vila Reis. “As placas que nós utilizamos aqui fazem parte daquele lote abandonado que encontramos em janeiro em um local do aeroporto municipal. Mais de R$200 mil reais em sinalização que estava esquecida e que estamos dando a destinação correta”, disse Mota.

O secretário municipal major Vilson Laurentino observa que além da instalação das placas verticais, também foi feita a pintura da sinalização horizontal. “Este cruzamento integra uma rota bastante movimentada no bairro por ser caminho para escolas (estadual e municipal), posto de saúde e também um complexo esportivo (Cebolão)”, contextualiza o secretário.

Segundo ele, os trabalhos vão avançar. “Já identificamos outros locais críticos onde também estaremos instalando ou reforçando a sinalização de trânsito”, garantiu major Vilson.

No início de janeiro, a atual gestão encontrou mais de mil placas de trânsito depositadas e sem serem utilizadas, em uma área do Aeroporto Municipal Capitão João Busse. O Município trabalha agora em um cronograma para dar uma destinação às placas. O levantamento registrou 1.065 somente de placas de sinalização vertical de trânsito.

“No entanto, existem também ainda dezenas de placas de sinalização turística, de indicação de estradas rurais, de parques e de entradas da cidade”, cita o prefeito Rodolfo Mota.