CIDADES

min de leitura - #

Arapongas atualiza plano de segurança e anuncia projetos

Da Redação

| Edição de 02 de fevereiro de 2024 | Atualizado em 02 de fevereiro de 2024
Imagem descritiva da notícia Arapongas atualiza plano de segurança e anuncia projetos

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

ASecretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran) de Arapongas, em parceria com as Forças de Segurança – Guarda Municipal (GMA), Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Corpo de Bombeiros, Polícia Penal, além da Defesa Civil, Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg) e Poder Judiciário - lançou o Plano Municipal de Segurança Pública 2024, em ato na Câmara Municipal de Vereadores. A ação propõe, desde 2017, as diretrizes da segurança e planejamento estratégico através da ampliação dos serviços integrados. O evento permitiu também a apresentação de dados comparativos e estatísticos dos índices de criminalidade. 

Segundo o secretário de Segurança, Paulo Argati, a proposta é manter um conjunto articulado de estratégias de ações e serviços. “O objetivo geral do plano é dar continuidade à integração entre das forças de segurança, dando também autonomia a cada uma delas e sempre buscando o melhor para Arapongas”, ressaltou. 

O secretário também anunciou os investimentos para 2024, com mais uma aquisição de armamento para a GMA – mais 30 pistolas -, ampliação de 100% da rede de câmeras e alarmes de viodeomonitoramento nos prédios públicos, licitação para a instalação de mais 10 câmeras de monitoramento OCR, com sistema para detectar infrações, como avanço do sinal vermelho ou paradas sobre a faixa de contenção e faixa de pedestres. Também estão previstos investimentos de mais de R$ 1 milhão em sinalização viária e o Projeto Muralha, que permite o reconhecimento facial e a identificação de veículos em todas as entradas e saídas do município, com investimento de R$1,2 milhão - destinado por meio do deputado federal licenciado e secretário da Indústria e Comércio do Paraná, Ricardo Barros. 

O prefeito Sérgio Onofre destacou as conquistas obtidas para a área da segurança pública no ano passado, como a inauguração da Casa de Custódia de Arapongas, contratação de novos guardas municipais, aumento dos efetivos do Corpo de Bombeiros e Polícia Civil, ações no trânsito e outros investimentos. “Arapongas tem passado por uma transformação na segurança. Uma cidade sem segurança não prospera. É importante que a área de segurança evolua, acompanhando o desenvolvimento da cidade”, reforçou. 

Queda no número de homicídios

No evento, um compilado de informações voltadas à segurança pública foi apresentado pela capitã PM Kelly França, representando a 7ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM). O material incluiu estatísticas e dados comparativos.

Nos crimes de maior potencial ofensivo, chama atenção a redução nos homicídios dolosos (- 82%); com 11 registrados em 2022 e quatro em 2023. 

Em relação aos crimes contra o patrimônio, houve queda nos furtos de veículos (- 38%) com 213 em 2022 e 133 em 2023. Mesmo percentual de queda nos furtos em locais públicos (276 contra 192). Redução também em roubos no comércio (- 32%), sendo 31 registros em 2022 e 21 no ano passado.  Por outro lado, os furtos a residência tiveram aumento de 26%, com 226 em casos em 2022 e 284 no ano passado.