Representantes da Prefeitura de Arapongas e do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) realizaram nesta sexta-feira (18) mais uma vistoria no pontilhão da Rua Guaratinga, que passa por cima da PR-444 e que está interditado desde o último dia 27 de junho, após ter sido constatado dano no local devido a um acidente ocorrido no dia 24 do mesmo mês.
Os secretários de Obras, Transportes e Desenvolvimento Urbano, Fernando Volpato, e de Segurança Pública e Trânsito, Paulo Argati, acompanharam a vistoria técnca.
Segundo Volpato, a Prefeitura de Arapongas quer que o DER instale uma proteção no local, para evitar o risco que algum pedaço da estrutura venha a se desprender e cair na PR-444. “Se tudo correr bem, a gente consegue preservar uma faixa e libera parcialmente a passagem de veículos no viaduto”, comenta. “Provavelmente, semana que vem será liberado parcialmente”, pontua Argati, que relembra que o local continua interditado.
Segundo ele, não há risco do viaduto ceder. “Mas com a vibração (pela passagem de veículos) pode soltar algum pedaço daquilo que quebrou e cair no carro que está passando embaixo do viaduto. É uma questão de segurança”, complementa Volpato.
INTERDIÇÃO
O viaduto da Rua Guaratinga, no local conhecido como “trevão”, está com a passagem bloqueada por tempo indeterminado. O DER relata que houve “danos consideráveis, que comprometeram a integridade estrutural, não sendo mais capaz de desempenhar adequadamente a função de suporte e transferência de cargas”.
A sugestão é que o local “fique interditado para veículos, considerando que o tráfego pode causar uma sobrecarga e vibrações que podem causar o desplacamento do concreto desagregado, oferecendo risco a quem passa sob o viaduto”, ressalta o DER.
A orientação é evitar transitar pelo local e procurar rotas alternativas, além de seguir a sinalização.
Já parte da PR-444, no sentido Londrina, continua com o tráfego parcialmente bloqueado, mas fluindo normalmente, o último dia 26.