CIDADES

min de leitura - #

Arapongas espera 10 mil pessoas na 9ª Festa do Ovo e do Abacate

Gabriela Jacuboski

| Edição de 15 de agosto de 2025 | Atualizado em 15 de agosto de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Um público de 10 mil pessoas é esperado na Colônia Esperança, em Arapongas, na 9ª edição da Festa do Ovo e do Abacate. A abertura oficial da festa aconteceu na noite desta sexta-feira (15).

A realização é do Mosteiro Sagrado Coração de Jesus e da Prefeitura Municipal de Arapongas e integra o calendário oficial da Secretaria de Estado do Turismo (Setu).

As festividades iniciaram com uma missa celebrada pelo bispo Dom Carlos José de Oliveira em ação de graças aos 90 anos da Colônia Esperança, região colonizada por famílias japonesas.

Além disso, também foi descerrada uma placa em comemoração ao aniversário da comunidade e a Big Band Maestro Canindé finalizou a noite com uma apresentação.

Além da programação cultural e de eventos técnicos voltados para produtores rurais, o chamariz da Festa do Ovo e do Abacate é a praça gastronômica, que inclui uma variedade de pratos para todos os gostos.

Evandro Katsumi Iwasaki tem um negócio de comida oriental e participa das festividades desde o início. Segundo ele, o público que passa pelo local vem de toda a região e até mesmo de São Paulo. “Esperamos vender bastante, mas também contribuir com a Festa, para o pessoal experimentar coisas novas”, afirmou. Dentre as novidades, estão os sorvetes coreanos. “Mas o nosso carro-chefe ainda é o yakissoba e a porção de peixe frito”, completou ele.

Neste sábado (16), a programação inicia às 10h e vai até as 22h e prevê karaokê, mágico, teatro de bonecos e show de Gabriel Esper.

No domingo, o horário é das 10h às 20h, com mais músicas, danças tradicionais japonesas, grupo Aiki-Dô de Arapongas e Ryukyu Koku Matsuri Daiko, grupo de Londrina que divulga acultura e as tradições da província de Okinawa, sul do Japão. A feira também traz barracas de artesanato.

SEMINÁRIO

Dentro da programação, Arapongas que é um dos principais polos de produção de ovos do Paraná, recebeu, nesta sexta-feira, o 4º Seminário da Associação Paranaense de Avicultura (APAVI). O evento aconteceu no Cine Mauá com apoio da Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, Lazer e Eventos (Secle).

Com o lema “Conhecimento que transforma a avicultura”, reúne palestrantes de referência nacional e internacional, trazendo vivências e conteúdos que dialogam diretamente com os desafios e oportunidades do setor.