A elaboração do Plano de Arborização Urbana de Apucarana foi discutida na noite desta sexta-feira (14) no Cine Teatro Fênix durante uma audiência pública realizada pela Prefeitura. Na ocasião, foi apresentada a metodologia que será utilizada para diagnosticar as condições as árvores urbanas do município. A empresa responsável pela elaboração do plano de arborização é a Ambiente-se! Consultorias e Projetos.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Diego Silva, ressaltou que essa mobilização da Prefeitura faz parte de uma orientação destinada aos municípios. “A gente acredita que no futuro, os municípios vão ser obrigados a terem seus planos. Então, Apucarana já está se antecipando, fazendo a lição de casa”, informou.
A empresa Ambiente-se! Consultorias fará a partir de agora, segundo o secretário, um mapeamento para estudar os pontos que precisam ser arborizados pelo município. “É um trabalho detalhado para depois construirmos, de fato, um plano que atenda nossa cidade”, explicou Diego. Além dessa audiência, outras duas ainda deverão ocorrer.
Segundo Sergio Bobig, presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente, a ideia do município é identificar quais árvores estão adequadas e quais delas deverão ser substituídas. “Temos problemas crônicos, que vêm da década de 70, como árvores de porte grande plantadas debaixo de rede elétrica. Esse plano vai nortear tanto a substituição, como os plantios novos”, contou.
“O plano resolve esses problemas a longo prazo. Quando plantamos uma árvore, temos uma visão que ela não vai crescer, mas ela vai. Ao longo do tempo, ela vai causar esse tipo de problema, e o conflito principal é na parte elétrica”, completou.
Conforme dados de 2019, Apucarana tinha 23.800 árvores na área urbana abrangendo cerca 120 quilômetros quadrados.
Também participaram da audiência os secretários de Cultura, Rodrigo Recife; Obras, Mateus Franciscon Fernandes; segurança, Wilson Laurentino; Assuntos Estratégicos, Emerson Toledo também participaram da audiência, que também contou com participação de vereadores. (VÍTOR FLORES)