CIDADES

min de leitura - #

Árvore de grande porte cai na área central de Arapongas

Da Redação

| Edição de 26 de setembro de 2025 | Atualizado em 26 de setembro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Uma árvore de grande porte caiu no início da tarde desta sexta-feira na área central de Arapongas. O incidente foi nas imediações do Ginásio de Esportes Luiz Augusto Zin, na Rua Garças e causou apenas danos materiais em alguns veículos que estavam estacionados nas proximidades.

Robert Patrick Medeiros, fiscal ambiental do município, diz que se tratava de uma Guapuruvu, da família das Fabáceas. “Nós não temos incidência no município de queda dessa árvore, devido ao sistema dela, radicular, porque é agressivo e grande, justamente para sustentar esse peso”, explica. “Então, a gente acredita que, devido às últimas chuvas, o excesso de água causou uma infiltração, em que ela não conseguiu absorver todo esse volume de água. E, devido aos ventos, pode ter levado a esse tombamento dela. Com certeza a raiz trabalhou, porque eu vejo que, na madeira, havia zero problema”, comentou o especialista. Segundo ele, outras duas árvores próximas à que caiu passarão por avaliação.

A secretária da Seaspma, Sandra Mendonça, informou que solicitou ao Prefeito Rafael Cita e o município vai adquirir um tomógrafo e um sensor de raízes para fazer uma avaliação mais detalhada nas árvores da cidade. “A aquisição deste equipamento vai permitir uma avaliação mais detalhada e assertiva das espécies arbóreas no município”, frisa.

“Atualmente as vistorias fitossanitárias in loco são realizadas considerando unicamente as características externas, como lesões superficiais, inclinação e patologias evidentes. Ocorre que, em muitas situações, as características externas de sanidade ocultam condições internas relevantes. No outro cenário, uma árvore cujas as lesões sugerem profundidade ou que aparenta patologia que a fragilize pode ser salva do corte através da análise interna de seus componentes”, finalizou a secretária.