CIDADES

min de leitura - #

Bairros com população vulnerável são mais ativos no Feira Verde

Da Redação

| Edição de 20 de setembro de 2024 | Atualizado em 20 de setembro de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Núcleo Marcos Freire e os residenciais Jaçanã e Sumatra são os bairros apucaranenses com maior engajamento junto ao Programa Social Feira Verde, uma iniciativa da Secretaria da Agricultura da Prefeitura de Apucarana que há dois anos e quatro meses promove a troca de materiais recicláveis (plástico, papel, vidro e papelão) por frutas, verduras, legumes, pães, bolachas, geléias, mel, entre outros produtos adquiridos pelo município diretamente da agricultura familiar local.

Com a irmã recém operada da coluna e o cunhado incapacitado temporariamente devido um acidente que ocasionou fratura de uma das pernas, o acesso ao programa municipal nunca foi tão importante para a moradora do Residencial Jaçanã, Adriana Bianchi. Ela conta que têm sido de grande ajuda os alimentos provenientes da troca. “Isso aqui sempre foi uma bênção, ainda mais agora com situações de saúde na família. Tudo que estou levando hoje vai para a minha mesa e da minha irmã e cunhado, que estão passando por um momento bastante delicado”, disse Adriana.

Moradora do Jardim Colonial II, Maria das Graças destaca outra vertente importante do programa. “Tive dengue recentemente e quase morri. Minhas plaquetas foram lá embaixo e precisei ser hospitalizada. Este programa tem ajudado a limpar os bairros. Nas minhas coletas, tenho encontro muitas garrafas cheias de água com larvas do mosquito. Ao recolhê-las para realizar esta troca por alimentos, sei que estamos ajudando a combater a dengue”, disse a moradora, também elogiando a qualidade dos produtos rurais fornecidos.

Além dos Núcleos Marcos Freire, residenciais Jaçanã e Sumatra I, II e II, também existe grande participação de moradores junto ao “Feira Verde” nos residenciais Solo Sagrado, Orlando Bacarin, Fariz Gebrim e Vila Regina, comunidades formadas em grande parte por pessoas em situação de vulnerabilidade social. A cada quatro quilos de material reciclável a pessoa leva para casa uma sacola de um quilo de hortifrutis. Segundo o coordenador do Programa Feira Verde, Hemerson Valentin Alcântara da Silva, de maio de 2022 até o momento já foram beneficiadas 51.820 famílias, recolhidos 667.752 quilos de recicláveis e repassadas 245,6 toneladas de produtos rurais. “Atualmente, 110 agricultores familiares associados à Coocapi fornecem para o programa, que já injetou mais de R$1,5 milhão na economia rural apucaranense no período de 2,4 anos”, informa Silva.

Programa terá terceiro contrato a partir de outubro

Atualmente, existem 59 pontos de troca em toda a cidade, beneficiando aproximadamente 90 bairros. “A partir de outubro tem início um terceiro contrato do programa, que prevê a aquisição de mais R$1 milhão em produtos rurais para manutenção do “Feira Verde” pelos próximos 12 meses”, informa o coordenador do programa, Hemerson Valentin Alcântara da Silva, pontuando que o cronograma das feiras semanais está disponível no site da prefeitura no endereço www.apucarana.pr.gov.br.

O prefeito Júnior da Femac diz que o Programa Feira Verde já faz parte da rotina de muitas famílias por todas as regiões da cidade. “A mobilização das famílias para separar papelão, plásticos, vidros, latas e outros materiais recicláveis garante segurança alimentar e nutricional, em especial das pessoas de baixa renda, e um meio ambiente mais limpo. Uma troca que também favorece famílias de cooperados da Cocap e beneficia um número expressivo de pequenos produtores rurais que fornece seus produtos para a iniciativa social”, detalha o prefeito, frisando que em todas as edições o caminhão do “Feira Verde” chega aos pontos de troca carregado alimentos frescos e sai vazio.

Programa incentiva coleta seletiva de recicláveis

• Plástico, papel, vidro e papelão são trocados por alimentos adquiridos na agricultura familiar

90 bairros são percorridos pelo programa em 59 pontos de troca de recicláveis por alimentos.