CIDADES

min de leitura - #

Bancos e ‘teles’ lideram queixas de consumidores

Cindy Santos

| Edição de 14 de março de 2024 | Atualizado em 14 de março de 2024
Imagem descritiva da notícia Bancos e ‘teles’ lideram queixas de consumidores

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Instituições financeiras e empresas de telecomunicações lideram o ranking de reclamações de consumidores em Apucarana no norte do Paraná. As queixas correspondem a 54,8%, mais da metade das 279 reclamações registradas no ano passado inteiro.

No topo da lista estão as queixas contra bancos que somam 78 denúncias, enquanto as operadoras de telefonia receberam 75 reclames. O advogado José Carlos Balan, coordenador do Procon Apucarana, explica que as situações contra agências bancárias estão relacionadas à renegociação de dívidas de cartões de crédito e superendividamento. “Mesmo com as campanhas de renegociação de dívidas, nem todos conseguem honrar o acordo, virando uma bola de neve. Aqui no Procon Apucarana, em alguns casos, temos conseguido reverter a situação, formalizando nova negociação”, comenta.

Já as reclamações contra operadoras de telefonia estão relacionadas a mudança de plano sem consentimento do titular da conta. “Também há reclamações de reajuste de valores das faturas, mesmo antes do vencimento do plano”, informa Ballan. A lista também inclui entidades associativas (24), lojas de varejo (14), companhias de saneamento e energia elétrica (17), instituições de ensino (11), seguros (9), supermercados (8), farmácias (4), entre outros.

Sobre as reclamações envolvendo entidades associativas, o coordenador do Procon de Apucarana ressalta que as queixas envolvem vazamento de dados de aposentados e pensionistas para realizar descontos nos benefícios sem autorização. “O Procon Apucarana sugeriu a apresentação de Notícia do Fato ao Ministério Público Federal, pois houve vazamento de dados do INSS. Assim, cabe uma investigação para apurar responsabilidade. Por parte do Procon Apucarana estamos conseguindo a restituição dos valores que variam entre R$ 24,90 até R$ 95,90. Porém milhões de aposentados nem sabem como agir para rever o dinheiro”, afirma.

SAIBA COMO RECLAMAR

O órgão disponibiliza diversos canais de atendimento. A reclamação pode ser feita no site do órgão, por e-mail [email protected] ou presencialmente, com apresentação de cópias de documentos pessoais, comprovante de endereço e cópias de contrato, caso possua. No site do Procon, os consumidores também encontram orientações sobre seus direitos em relação a diversos serviços prestados. (CINDY SANTOS)